publicidade
Política

Mendonça suspende regra do TSE sobre federação

Liminar será avaliada pelos demais membros da Corte Eleitoral

Mendonça STF marco temporal
O ministro André Mendonça, durante o julgamento do marco temporal no STF - 30/08/2023 | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu uma regra da Corte que impede uma federação partidária de participar de eleições, se um dos partidos que a integram não tiver prestado contas anuais.

A liminar de Mendonça será avaliada pelos demais integrantes do tribunal.

Receba nossas atualizações

Conforme a resolução, a sigla que deixar de prestar contas não poderá participar da disputa eleitoral. Por isso, na hipótese de a legenda integrar uma federação, o grupo inteiro sofre punição.

andré mendonça tse
Cerimônia de posse do ministro André Mendonça como juiz do TSE – 25/6/2024 | Foto: Cristyan Costa/Revista Oeste

Essa regra foi interpelada por sete agremiações: Rede, PT, PV, PCdoB, Psol, PSDB e Cidadania.

De acordo com a esquerda, a norma do TSE “cria uma responsabilidade coletiva inconstitucional e atinge a autonomia partidária”.

Entendimento de André Mendonça

Para o juiz do TSE, partidos mantêm sua autonomia, mesmo ao se unirem em uma federação.

Além disso, continuam obrigados a prestar contas individualizadamente, e essa obrigação não se impõe à federação.

Por isso, no entendimento de Mendonça, o descumprimento de regras por uma das legendas não poderia gerar consequência para as demais.

Leia também: “O rei está nu”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 224 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. José Rubens Medeiros
    José Rubens Medeiros

    Por inacreditável que possa obviamente parecer, esse juiz André Mendonça age no inútil STF como se estivesse numa espécie de PIQUENIQUE, se dedicando a todos os tipos de bobagens jurídicas, desperdiçando tempo, agredindo a cidadania de pessoas de bem, e ainda assumindo ares de religioso “concentrado”. Acorda, ministro André Mendonça, antes que seja tarde, antes que sua inoperância provoque mais e mais estragos na vida do país. Ainda que você seja ou venha a ser voto solitário, mas MOSTRE-SE diferente, mostre-se não apegado às doidices jurídicas desse tribunal no qual você tem assento, inclusive com o ridículo ritual de “PUXADORES DE CADEIRINHA” para o deprimente ritual de baixa-glúteos dos ministros ao início das sessões.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.