O prazo para baixar o aplicativo do título de eleitor, o e-Título, da Justiça Eleitoral, termina neste sábado, 5, véspera do dia do primeiro turno das eleições municipais de 2024. Depois desta data, o download não estará disponível.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No entanto, quem já possui o aplicativo poderá utilizá-lo normalmente para acessar informações, como a situação eleitoral e o local de votação.
O e-Título como documento oficial do eleitor
O e-Título também pode ser usado como documento oficial para votar, desde que esteja atualizado e contenha a foto do eleitor. Além disso, permite justificar a ausência no dia da eleição.
O aplicativo está disponível para download nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. Para utilizá-lo, é necessário inserir dados previamente cadastrados na Justiça Eleitoral, como nome completo e filiação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 46 milhões de brasileiros têm o e-Título baixado, mas quase metade ainda precisa atualizar o aplicativo. A atualização é essencial para garantir o uso no dia da eleição.
Leia também: “Soberania nacional adulterada”, artigo de Flávio Gordon publicado na Edição 237 da Revista Oeste
Para atualizar, o usuário deve acessar a aba de atualizações na Google Play ou Apple Store e clicar em “atualizar”. Em seguida, o eleitor deve fornecer dados pessoais e realizar a conferência biométrica. Assim, o aplicativo estará na versão mais recente.
Informações sobre as eleições de 2024
O primeiro turno das eleições de 2024 ocorre no próximo domingo, dia 6 de outubro, enquanto o ato da votação, das 8h às 17h (horário de Brasília).
Leia também: “Está faltando o povo”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 234 da Revista Oeste
Nas cidades em que houver o segundo turno, ele será no dia 27 do mesmo mês. O pleito, que, conforme o TSE, mobiliza mais de 150 milhões de eleitores, definirá prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil cidades.