Com tempo bom na manhã desta quarta-feira, 7, apoiadores do governo já se reúnem na orla da Praia de Copacabana para as festividades do 7 de Setembro e do Bicentenário da Independência.
A programação do 7 de Setembro em Copacabana, famoso cartão-postal do Rio de Janeiro, inclui exercícios militares, “motociata” e manifestação a favor do governo de Jair Bolsonaro (PL).
A partir das 8 horas, um grupo de artilharia realizou uma salva de tiros do Forte de Copacabana. Uma hora depois, foi a vez de a Marinha exibir seus navios na Baía de Guanabara.
Às 13 horas, o Comando Militar do Leste prevê um show aéreo na Avenida Atlântica, na altura da Rainha Elizabeth, também em Copacabana. Além disso, o 1° Batalhão dos Fuzileiros Navais confirmou que tocará uma série de músicas.
Bolsonaro no 7 de Setembro em Copacabana
Em paralelo, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro organizam manifestações na Atlântica. O público escolheu o Posto 5 como o “marco zero” dos atos. Os organizadores trouxeram trios elétricos e outros carros de som para a via.
Bolsonaro deve sair às 13h22 do Monumento dos Pracinhas, no centro da capital fluminense, em direção ao Forte de Copacabana. O chefe do Executivo vai chegar acompanhado de um comboio de motos. Próximo dali, a prefeitura do Rio montou um palanque, onde Bolsonaro deve discursar para eleitores.
Ruas adjacentes da Atlântica já têm forte policiamento para o 7 de Setembro, além de grades sendo preparadas e comércio ambulante de apoiadores entregando santinhos e suvenires de Bolsonaro e Lula.
REFERENTE AO ARTIGO DE J. R. GUZZO: Eu disse tempos atrás que a evolução do intervencionismo político de alguns Ministros do STF nos outros poderes da República ria se tornar, gradativamente, em uma ditadura, a ditadura da toga. Bastou a vinda do senhor Alexandre de Moraes para compor a Corte para que todos perdessem o pouco de vergonha na cara que tinham. Agora que sentiram o gosto do poder absoluto quem os irá punir e os fazer retroceder a legalidade? Alguém acha que esse senhor, assim como o sr. Gilmar Mendes, teme alguma coisa ou se sente constrangido em agir acima de todos os outros poderes e a cima da própria Constituição? Em um país de vassalos qualquer xerife de esquina é rei.