(O título, em tradução livre, é inspirado na obra El Coronel no Tiene Quien Le Escriba, de Gabriel García Márquez, dos anos 1960. A leitura do original vale a pena)
Dois dias depois de descobrir que não tinha metade mais um indivíduo do eleitorado para chamar de seu, o coronel teve uma crise. Imediatamente, correu para o WhatsApp em busca de aliados. Um subordinado que nunca se recuperou do estresse pós-traumático de 2016, quando foi derrotado no primeiro turno pela primeira vez na História em São Paulo, e dobrou a crise em 2018, alertou:
— Vamos perder na maior ilha do território. Os inimigos já eram maioria e agora têm o apoio do antigo governo. Minas, Rio de Janeiro e o Paraná estão com eles.
O coronel irritou-se:
— Chame a força dissidente!
Minutos depois chega a mensagem.
— Coronel, conseguimos o Alexandre Frota! Ele teve 24 mil votos!
Outro auxiliar grita ao fundo:
— O José Serra, José Aníbal, Fernando Henrique, Aloysio Nunes Ferreira, todo aquele pessoal do nosso teatro das tesouras! O Tasso Jereissati, lá de cima, até prometeu enviar algum reforço do Ceará, mas a equipe inteira está sem combustível.
Furioso, o coronel pergunta sobre as tropas de Simone Estepe, Strebe, enfim… “A que teve 5% dos votos no país inteiro.” O assessor responde:
— Ela vai sair na foto, sim. Mas tem o peso do agronegócio em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. O pessoal do trator não apoia a gente não, porque o senhor chamou eles de fascistas. Mas se bem que a Simone sempre pode dizer que foi “agredida” na campanha pelo ‘bolsonarismo’ misógino, o macho opressor.
— Qual é o partido dela mesmo? Chama o Romero Jucá para uma reunião de líderes do MDB, diz o coronel.
— O Jucá não entrou de novo…
— Calma! Ainda temos as nossas bases, os sindicatos. Chame o Paulinho da Força!
— Coronel, ele também não foi eleito.
Impassível, o coronel lembra do Psol, do Alckmin e da Marina Silva.
— Ora! Mas nós reunimos todos eles numa frente democrática!
O auxiliar, envergonhado, reage:
— Coronel, o Boulos está dando trabalho… Foi ao Roda Viva nesta semana e “cagou” tudo. Disse que a esquerda vai dar um cavalo de pau na economia e que o Alckmin é um fantoche. O mercado financeiro não gostou. Para piorar, a Marina Silva teve uma votação três vezes menor do que a do Ricardo Salles.
O coronel resolve perguntar sobre os jovens. Chame aquela menina-prodígio Tabata Amaral e todos os jovens de esquerda nas redes sociais. Vamos reagir. Mas o auxiliar parece desanimado.
— Coronel, a Tabata Amaral teve um quinto da votação daquele moleque mineiro, o Nikolas Ferreira. E o pessoal de esquerda não consegue o mesmo engajamento porque é favor do aborto e da língua do “todes”. Veja que absurdo! Parece que o eleitorado brasileiro não quer aprovar o aborto livre, como na Argentina, ou com seis meses de gestação, como a Colômbia! O Brasil insiste em não assumir que somos “brasileires”!
Eis que um auxiliar pede licença e entra na sala.
— Ufa! Coronel, enfim temos um apoio formal. O PDT aderiu.
O chefe reage animado:
— Desde que Dilma nomeou o Lupi ministro, ele nunca me decepciona! Deus abençoe o Brizola! Fizeram quantos deputados nos Estados?
— 17, responde o auxiliar.
O coronel sorri:
— Deve ser o mesmo número do partido do genocida.
(Silêncio na sala)
— Não. Eles fizeram 100. A base parlamentar já tem mais de 250 nomes na largada, é a maior base conservadora da história do Congresso Nacional.
O coronel coça a cabeça e lembra do debate na TV.
— O Ciro mandou alguma mensagem?
O assessor responde:
— Mandou. Mas ninguém entendeu nada.
O coronel se lembra do Padre Kelmon e tem uma última ideia.
— Já sei! Vamos unir as forças na vizinhança, as veias abertas da América Latina! Ligue para o Daniel Ortega, da Nicarágua.
(Em 1957, Gabriel García Márquez escreveu:
— Si el gallo gana… Pero si perde, no te ha ocurrido que el gallo pueda perder?
— Se o galo ganha, ok. Mas e se ele perder? Já pensou que o galo pode perder?
Parabéns, Silvio Navarro. O Texto está sensacional!!!
Não tem jeito, o Brasil que presta se uniu para derrotar o mal. A VIRADA É LOGO ALI!!
O galo irá perder e o Pais continuará LIVRE e DEMOCRÁTICO com um futuro promissor para nós e nossos FILHOS. O BRSSIL É PÁTRIA AMADA. Não é reduto de DITADORES e COMUNISTAS. Nossa BANDEIRA não é vermelha. É VERDE E AMARELA. Bolsonaro 22
Não vi o “coronel” perguntar a seu ajudante : Enfim, o nosso maior aliado TSE já declarou apoio total para o segundo turno?
Parabéns pelo magnífico apesar de fictício texto.
Sugiro um artigo sobre a esquerda fluminense, e o sumiço dos seus apoiadores artistas e coisa e tal:
— O PL/RJ SOZINHO ELEGEU 17 DOS 70 DEPUTADOS ESTADUAIS, OU SEJA, 25% DA ALERJ.
— O PL/RJ SOZINHO ELEGEU 11 DOS 46 DEPUTADOS FEDERAIS, OU SEJA, 25% DA BANCADA.
TODAS AS LEGENDAS ESQUERDISTA/RJ JUNTAS, ELEGERAM APENAS 17 DOS 70 DEPUTADOS ESTADUAIS, OU SEJA, 25% DA ALERJ.
TODAS AS LEGENDAS ESQUERDISTAS/RJ JUNTAS, ELEGERAM APENAS, 12 DOS 46 DEPUTADOS FEDERAIS, OU SEJA, 1 A MAIS DO QUE O PL/RJ SOZINHO.
TAMBÉM PARECE OBRA DE FICÇÃO NÃO ACHAM? ESSE TAL DE BOZO NÃO É MOLEZA NÃO!
Excelente “ficção”, Sílvio! Tragicômica..kkk
Excelente também a foto do ladrão que ilustra o artigo. A foto Observem o olhar do bandido de quem acaba de tirar a máscara de bonzinho e volta a sua face real após sair de mais um delito grave.
Um belo flagrante do fotógrafo.
A “professorinha” de dois neurônios só poderia mesmo, em sua infinita “burriça”, apoiar o “ébrio”abestalhado!
Sensacional. BOLSONARO REELEITO PRESIDENTE DO BRASIL 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Espetacular Silvio
Grande texto, xará! mas cabe lembrar: se o genial García Márquez estivesse vivo, mandaria um bilhetinho apoiando o coronel. Por outro lado, o Vargas Llosa, igualmente genial, deveria escrever um apoiando o Bolsonaro. É, a parada vai ser dura! mas acredito que venceremos!
Parabéns pelo texto genial.
Em meio a tanta tensão, uma crônica lúcida e engraçada.
Pintar a realidade é uma arte!
🙂
Excelente texto.. enquanto há jogo.. há chance de vitória… digo sempre!!
Mas o pior erro que já foi cometido neste país foi subestimar a capacidade do Lula… não podemos incorrer no mesmo erro!!!
Tomo a liberdade de reproduzir o texto do caro Júlio Cesar, que vem postando o mesmo texto em todas as matérias:
Pergunta-te a ti mesmo nos próximos 20 dias:
“Quantos votos eu já busquei HOJE entre os indecisos e os que se abstiveram?”
Torne o teu celular, tuas redes sociais e o teu meio de trabalho ou estudo, em preciosas ferramentas, afim de convencer o indeciso e com isto angariar mais um voto para Bolsonaro. Se cada um de nós contribuir neste aspecto, venceremos com larga margem.
Importante frisar a todos que: “O único candidato que governará sem sobressaltos, pois terá a maioria no Congresso (Senado/Câmara Federal), será Jair Messias Bolsonaro.”
Esse é sem dúvida um dos melhores textos já produzidos pela imprensa brasileira após um primeiro turno de eleições presidenciais.
Parabéns ao autor Silvio Navarro.
Perguntamos aos candidatos ao governo de São Paulo como acabar com a Cracolândia, reduto de viciados no centro da capital paulista. Veja o que eles responderam:
*Fernando Haddad (PT):* Essa população de viciados não pode ficar na rua, vamos alugar apartamentos para eles morarem no centro de São Paulo e lhes dar algum dinheiro para comprarem comida.
*Tarcísio de Freitas (Republicanos):* É necessario promover o acolhimento para reinserção social, com desintoxicação, capacitação, geração de trabalho e renda. Melhorar as condições das comunidades terapêuticas, com proximidade à natureza. Criar “portas de saída” como programas de inserção de pessoas em situação de rua, ex-dependentes e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho formal, principalmente em empresas parceiras e em obras contratadas e/ou concedidas pelo Estado.
https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/cracolandia-o-que-dizem-os-programas-dos-candidatos-ao-governo-de-sp/
Kkk… O Andrade quer dar boa vida aos clientes do tráfico de drogas… os traficantes agradecem. Alguém acha que um viciado em drogas vai usar o dinheiro para comprar comida? Tem livro que já previu algo assim.
Espetacular!
Boa, guerreiro!
Formidável !!!… Grande, Silvio Navarro, excelente inspiração na Obra de Gabriel García Márquez…
Brilhante texto desse menino.
Brilhante texto analítico, satirizante e verdadeiro.
Aproveito para insistir:
Pergunta-te a ti mesmo nos próximos 20 dias:
“Quantos votos eu já busquei HOJE entre os indecisos e os que se abstiveram?”
Torne o teu celular, tuas redes sociais e o teu meio de trabalho ou estudo, em preciosas ferramentas, afim de convencer o indeciso e com isto angariar mais um voto para Bolsonaro. Se cada um de nós contribuir neste aspecto, venceremos com larga margem.
Importante frisar a todos que: “O único candidato que governará sem sobressaltos, pois terá a maioria no Congresso (Senado/Câmara Federal), será Jair Messias Bolsonaro.”
Puts. Maravilhoso. Sensacional. Ficção? 😆😆😆 totalmente real.
iCCHHHI. Nem tudo está perdido!!! Tem o Waldemar da costa Neto, o Mouro…carambá, isto não acaba em traição não é?
Então pula prá cá Damares, o Kassab desistiu do pachequim!!!
Grande Navarro! Kkk… É o coronel das forças desalmadas e não amadas?