Um grupo de artistas, intelectuais, juristas e empresários divulgou, no dia 30, um manifesto em apoio ao voto útil em Guilherme Boulos (Psol) nas eleições para a Prefeitura de São Paulo. O objetivo é evitar que os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB) avancem para o segundo turno.
A carta de manifesto conclama todas as pessoas “comprometidas com a empatia, a democracia, a humanidade e o futuro para que votemos, já neste domingo, em Guilherme Boulos”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Os signatários afirmaram que a vitória de Nunes ou Marçal representaria a “consagração” da “violência política, da defesa da tortura, do negacionismo científico, da destruição de direitos, do descaso com os mais pobres, do desprezo com a cultura, com as minorias e com a democracia além do vasto programa de destruição do meio ambiente”.
“A frente ampla que impediu Bolsonaro de permanecer no poder precisa se levantar novamente para evitar que este segundo turno de consagração do bolsonarismo aconteça”, sinalizou o grupo.
Entre os signatários estão:
- Alexandre Martins Fontes
- André Abujamra
- Arnaldo Antunes
- Beatriz Bracher
- Bernardo Carvalho
- Bob Wolfenson
- Carla Camuratti
- Celso Antonio Bandeira de Mello
- Denise Fraga
- Eugênio Bucci
- Fernando Meirelles
- Ivo Herzog
- José Miguel Wisnik
- Zeca Camargo
+ Boulos fala sobre maconha em debate: ‘Usei só uma vez’
Veja a íntegra do manifesto dos artistas e intelectuais:
“Em poucos dias iremos às urnas definir o futuro das nossas cidades. Serão as primeiras eleições depois de o Brasil ter vivido uma das jornadas democráticas mais importantes de sua história: a construção de uma ampla frente em defesa da democracia nas eleições presidenciais de 2022.
A vitória foi grande, mas não definitiva. O bolsonarismo se reorganizou e continua ativo, sem recuar um milímetro em seu programa, cujo cerne é destruir os direitos mais básicos da república brasileira.
Neste exato momento, bolsonaristas de todo o país se articulam para transformar o próximo domingo em um momento de virada, que elegeria candidatos bolsonaristas em muitas capitais do país. Esse bloco antidemocrático tem dois objetivos: dar uma grande demonstração de força e colocar as máquinas de muitas prefeituras importantes a serviço da candidatura presidencial do bolsonarismo em 2026.
A situação de São Paulo — a maior cidade do país — é especialmente preocupante, porque estamos diante do risco de dois candidatos bolsonaristas passarem ao segundo turno: Pablo Marçal e Ricardo Nunes. Um resultado como este representaria a consagração, pelo voto popular, da violência política, da defesa da tortura, do negacionismo científico, da destruição de direitos, do descaso com os mais pobres, do desprezo com a cultura, com as minorias e com a democracia além do vasto programa de destruição do meio ambiente.
A frente ampla que impediu Bolsonaro de permanecer no poder precisa se levantar novamente para evitar que este segundo turno de consagração do bolsonarismo aconteça.
Quando olhamos para as pesquisas, fica evidente que o candidato que reúne as melhores condições de evitar o desfecho trágico de um segundo turno entre dois bolsonaristas é Guilherme Boulos. Parte dos signatários deste manifesto tem preferência por outras candidaturas e só votaria em Boulos no segundo turno, mas reconhece que estamos diante de um risco que o país não pode correr.
Diante disso, fazemos um chamado a todas as pessoas comprometidas com a empatia, a democracia, a humanidade e o futuro para que votemos, já neste domingo, em Guilherme Boulos.”
Boulos, Nunes e Marçal estão tecnicamente empatados
O Paraná Pesquisas divulgou mais um levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo na manhã desta terça-feira, 1º. Há três candidatos em condição de empate técnico na liderança: Boulos, Nunes e Marçal.
O prefeito paulistano e candidato à reeleição, Ricardo Nunes, registra 27%. Com a margem de erro em 2,6 pontos porcentuais para mais ou para menos, ele tem de 24,4% a 29,6%.
Numericamente, o deputado federal Guilherme Boulos aparece em segundo, com 25%. Dessa forma, o parlamentar pode ter de 22,4 a 27,6%.
O influenciador digital e empresário Pablo Marçal contabiliza 22,5% das intenções de voto. Assim, segundo a margem de erro do Paraná Pesquisas para São Paulo, a pontuação dele pode ir de 19,9% a 25,1%.
Mais de 30 ASNOS signatários já pode ser considerado MANADA ?
A estratégia é a mesma. Uma cartinha de comunistas envernizados às vésperas das eleições falando em democracia. A mesma que foi feita para o Lule e que como estamos vendo de democracia somente a relativa com censura, autoritarismo e muitos recordes: mortes por dengue, queimadas, gastos públicos, assédios nos ministérios, gastos de viagem, sigilos perpétuos de assuntos sensíveis e uma política externa com os regimes mais fechados do mundo. Onde estão os signatários da carta para o Lule? Devem aparecer daqui a 2 anos se não tiverem vergonha. Será o que motiva este povo?
intelectuais que não aprendem e artistas sem publico, grande parasitas.
Os parasitas de sempre, aqueles que produzem espetáculos caríssimos e para poucos. Se hipocrisia fosse medida, esse pessoal seria unidade padrão.
A jumentada se reúne zurrando e falando de democracia, democracia sem liberdade de expressão não é democracia.
Bom, já temos a lista das primeiras casas a serem invadidas pelo MTST .
Depois desse apoio importante, boulos vence no
primeiro turno de lavada, e fica provado que o PT é um partido de trabalhadores que não trabalham, estudantes que não estudam, intelectuais que não pensam e artistas e empresários habituados a mamar nas tetas da viuva.
Parasitas pedindo votos para um parasita invasor.
¨Porrada para os caras que não fazem nada ” , já dizia uma musica dos Titãs do Arnaldo Antunes .
votar em comunista? e depois dizer que é um desprezo pela democracia votar no Nunes ou Marçal, esses signatários só podem ser mau carater, ou desonestos….
PIADA DE MAU GOSTO, RECOMENDAR VOTO ÚTIL NUM INVASOR DE PROPRIEDADE ALHEIA É NO MÍNIMO UM ATESTADO DE INSANIDADE MENTAL !!! SENHOR: TENDE PIEDADE DESSE PAÍS DE LOUCOS !!!
A fina flor da burguesia paulista está mais alienada do que eu pensava. Pode-se dizer que já estão vivendo num universo paralelo.
Que piada!
Voto “útil” de gente “inútil”…parabéns aos envolvidos.
Boicote a essas sub-celebridades e/ou sub-intelectuais que não acrescentam nada de bom, só chupins de nossos impostos.
💩
Que carta que nada. Voto util para a oposição não vencer?? Pqp isso é uma eleição, as pessoas tem de botar nas propostas, mas os superminteligentes querem apenas impedir a vitória da Direita. Isso é que é antidemocrático. É o discurso mais próximo do totalitarismo que eu ja vi.
São os mesmos palhaços de sempre. Estamos vivendo em plena DITADURA e esses abobadEs quietinhos . Aliás nem conheço esses idiotas úteis .
Boulos de cocô, foi por isso que o PT roubou 34 milhões do povo, para comprar parasitas para sua campanha de cocô? Não adianta, perderás até no inferno!
O nível dos artistas dão bem a ideia do nível do candidato Boules.
Exatamente amigo, olha que nesse manifesto foram retirado do povo 34 milhões para esses parasitas!
O melhor de tudo é ver o desespero da extrema esquerda.
Antes que esqueça, essa turma de merda ser chamada de intelectuais é piada pronta! Parasitas, sim!
Tudo de olho no dinheiro fácil! Foi por isso que o PT, partido de FDP, deu 33 milhões para a campanha de Boulos de cocô! O Paulistano não caíra nessa!
Artistas, intelectuais, juristas e empresários, vão descobrir da forma mais amarga que o apoio deles não vale nada. Boulos não passa para o segundo turno. Boulos representa a ralé mais abjeta da sociedade brasileira.
Bom saber a lista para que nunca mais eu veja essa gente
Amigo, na semana passada ,o PT doou ( roubou da gente) 34 milhões para o Boulos e, hoje, aparece essa lista de parasitas! Infame essa gente!
A mesma banda podre tentando mais uma vez lacrar.
E que se autointitulam de intelectuais…
Tá bom!
A chamada intelectualidade, à qual se juntam artistas ultrapassados, superados, advoga o voto em Boulos e sustenta que o Bolsonarismo rejeita a ciência entre outras barbaridades só encontradas entre aqueles que defendem o comunismo. Em outras palavras, aconselham a votar em Marçal, por conseguinte.