“As Forças Armadas não são o poder moderador que pensam que são”, disse, nesta quinta-feira, 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração do petista ocorre na esteira da intervenção na segurança pública do Distrito Federal, em virtude dos atos de vandalismo registrados no domingo 8, em Brasília.
Segundo o petista, os militares têm um papel definido na Constituição: “a defesa do povo brasileiro e a defesa de nossa soberania contra conflitos externos”.
Lula revelou ter conversado com os comandantes do Exército sobre o papel das Forças Armadas em seu governo. “Disse aos comandantes: o que explica uma comissão de general ir cuidar de urna eletrônica? Qual a lógica? Quem tem que cuidar da democracia são os partidos, a sociedade.”
A respeito das invasões de domingo, em Brasília, o presidente disse que o Exército protegeu o acampamento com tanques e que um general ligou para ele. “Os tanques estavam protegendo o acampamento”, salientou. “O general me ligou dizendo para que não entrasse no acampamento de noite que era perigoso.”
O chefe do Executivo disse que está esperando “a poeira baixar”. Ele está aguardando as filmagens internas da Praça dos Três Poderes para analisar o que de fato ocorreu, mas acusa a PM de ser conivente.
“Ainda não conversei com as pessoas a respeito disso”, disse o petista. “Estou esperando a poeira baixar. Quero ver todas as fitas gravadas dentro da Suprema Corte, dentro do palácio. Teve muita gente conivente. Muita gente das Forças Armadas aqui dentro conivente.”
Pedido de Garantia da Lei e da Ordem
Lula disse ter descartado a GLO, que é uma prerrogativa do presidente da República e pode ser decretada em casos em que há esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, porque estaria abandonando sua responsabilidade e passando-a a um general.
“Se tivesse feito a GLO, teria assumido a responsabilidade de abandonar a minha responsabilidade”, observou o presidente. “Assim, estaria acontecendo o golpe que as pessoas queriam. O Lula deixa de ser governo para que algum general assuma o governo. Quem quiser assumir o governo que dispute a eleição e ganhe. Por isso, não quis fazer a GLO. Tínhamos de fazer a intervenção na Polícia do DF, porque ela é a responsável pela segurança do DF. E quem paga o salário deles somos nós, do governo federal.”
Todo o castigo e desmoralização para esses generais covardes, É POUCO!!!
Daqui para frente as Forças Armadas tem mais é enfiar o rabo entre as pernas e ficarem de bico fechado e obedecerem em forma de cordeirinhos ao mestre Lula, caso contrário serão presos e confinado em gulags, campos de concentração ou campos de reeducação. Era uma vez as Forças Armadas do Brasil. E aí de vocês, generais, se andarem fora da linha.
Nas atitudes de A. Moraes, STF, TSE, mídia etc percebe-se que já havia garantia de nada atrapalharia o projeto deles de colocar o ladrão na presidânica. O conluío estava acordado. Ganha-ganha e perde-perde o cidadão responsável e lúcido.
Generais, Almirante, e Brigadeiros acovardado, agora chupem
O que estamos vendo é muito triste, nossas FFAA perderam sua dignidade, é humilhação em cima de humilhação, dita em alto e bom som por um ex-presidiário, um descondenado, que faz questão de cuspir na cara das FA, o prazer do Lula é desmoralizar diariamente as FA, mostrar sua arrogância, escuta aqui general aqui você é um monte de estrume. Falou abertamente que não confia nas FA e que não decretou uma GLO, porque não confia nas FA, sequer se dignou pronunciar o nome do general, que vergonha. Isso é muita humilhação, geralmente uma pessoa não confia na outra quando essa pessoa não presta. Na constituição diz que deve haver harmonia e respeito entre as instituições. Me parece que nossas FA tem mesmo a vocação do lacaio. Mas houve época que não tinha, e despertava a confiança do povo brasileiro.
E ainda vão bater continência… perderam a moral, a vergonha e o respeito da população.
Parece papo de bêbado.
Quem falou em poder moderador? Todo mundo já sabe que o poder moderador é o STF. Tá lá, na Constituição deles!!! As Forças Armadas são Poder Militar (canhões, misseis, fuzis, aviões… e outras coisas barulhentas, algumas bem perto da nova casa dele).
Sobre o papel das Forças Armadas, Lula já leu a Constituição alguma vez? Ou algum outro livro? Lembro que ele dizia que isso lhe dava sono. Se bem que, dizem que no seu bunker em Curitiba, entre uma visita e outra da Canja, digo, Janja, ele foi um leitor “voraz”! Será?
Sobre a “comissão de general cuidar de urna eletrônica”, devolvo a pergunta: o que explica um ministro do STF se reunir com caciques de partidos para sepultar a PEC do voto impresso auditável na Câmara?
Sobre tanques e acampamento, a informação na mídia é que os tanques foram posicionados após a desmontagem do acampamento, para proteger o quartel diante do possível retorno de manifestantes, ou seja, preventivamente (o que também deveria ter sido feito pelos órgãos invadidos com seus recursos a isso destinados), e não para proteger “o” acampamento. Ele estava sóbrio quando recebeu essas ligações?
Não há “fitas” gravadas. Não se grava mais nada em “fita”. Alguém diga isso a ele! Não tenham medo!
Sou contra essa tal de GLO, mas se é um recurso legal, a irresponsabilidade é não usar quando necessário. Se não foi necessário, tudo bem! Mas não é isso que o resultado indica.
A segurança do DF é da PM, mas a do Palácio do Planalto é do BGP, que o general do time dele dispensou, apesar da situação especial.
Quem paga o salário da PM do DF não é o governo federal, e sim o contribuinte brasileiro. Que mania horrível de se achar dono do dinheiro público! Essa mania ainda vai acabar levando ele à prisão! Ou não? É! Acho que não.
O presidente tem mais é que humilhar estas frouxas armadas mesmo. Lula é esperto e já percebeu que está diante de “manés”
Sua cachaça está estragada, comunismo é coisa que só adolescentes acreditam e adultos com deficiência ideologica cognitiva.
O presrep não vai pedir ao stf para interpretar poder moderador e a participação das ffaa?
Um acúmulo de bobagens ditas por esse lixo em duas semanas desse governo ilegítimo. Hoje o lixo se superou
Esse é o problema da esquerda, eles lêem a constituição como interessa …
Não são porque, na hora em que foram chamados, não tiveram coragem de peitar essa esquerdalha que tomou o país de assalto.
Lula apenas está explicitando o que todos já sabemos: as FFAA não servem para p. nenhuma. Defesa do povo brasileiro está fora da pauta; não há conflitos externos e, se houver, vão dar um jeitinho de se esconder em qualquer buraco.
As Forças Armadas brasileiras não são nem poderes são podres de vergonha.
Tô sentindo que os generais, almirantes e brigadeiros vão comer o pão que o diabo amassou nesse governo! Vão ver o mal que fizeram ao Brasil, ao povo brasileiro, à democracia e às forças Armadas!
Não ia fazer diferença, foram as próprias forcas armadas que entregaram os campistas para o Gulag.
Os bananas de pijama (vulgos militares) irão comer magro nesse governo.