O dono do Twitter/X, Elon Musk, permanece fazendo críticas ao Judiciário brasileiro em seu perfil na plataforma. Na manhã desta quinta-feira, 10, ele afirmou que as leis não estão sendo respeitadas e que o nível da censura que está sendo aplicado afeta a operação da rede social no país.
Leia também: “Musk reage aos ataques de ONGs de esquerda no Brasil”
“A severidade da censura e o grau em que as leis do Brasil estão sendo violadas, em prejuízo de seu próprio povo, são os piores de todos os países do mundo nos quais esta plataforma [Twitter/X] opera”, disse Musk, ao comentar uma publicação sobre a ida de deputados brasileiros ao Parlamento da União Europeia.
The severity of the censorship and the degree to which Brazil’s own laws are being broken, to the detriment of their own people, is the worst of any country in the world in which this platform operates. https://t.co/dWa3Mkrkas
— Elon Musk (@elonmusk) April 11, 2024
Em sequência, o dono do Twitter/X republicou um trecho do relato do jornalista e colunista de Oeste Rodrigo Constantino, sobre as punições que recebeu por expressar suas opiniões na plataforma. As declarações foram feitas durante uma live na noite de quarta-feira.
“Minhas contas bancárias foram congeladas, todas as minhas redes sociais estavam sob censura e meu passaporte foi cancelado”, disse o jornalista, durante a live. “Tudo por causa de alguns tweets. Isso é o que estamos enfrentando no Brasil.”
Além de Constantino, estiveram presentes Ana Paula Henkel, também colunista de Oeste; Elon Musk; Allan dos Santos; o senador Eduardo Girão (Novo-CE) e os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Luis Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP).
Elon Musk se aproxima de liberais e conservadores brasileiros
Os embates com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fizeram Elon Musk se aproximar dos liberais e dos conservadores brasileiros. Durante o fim de semana, por exemplo, o dono do Twitter/X interagiu com o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) nas redes sociais. Na madrugada da quarta-feira 10, elogiou o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).
Leia mais em: “Elon Musk descobre Nikolas Ferreira: ‘Homem corajoso’”
“Brave man”, escreveu Elon Musk, ao comentar o vídeo do discurso de Nikolas Ferreira na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro de 2023. A tradução do termo em inglês é “homem corajoso”.
Brave man https://t.co/eB4es8ZgJ1
— Elon Musk (@elonmusk) April 10, 2024
Na ocasião, o parlamentar defendeu os valores associados ao conservadorismo e ao liberalismo, como a família e a liberdade individual.
“Os conservadores defendem a vida privada, o trabalho e a família, mas, se não nos levantarmos para a vida pública, nossa vida privada estará em perigo”, alertou Nikolas Ferreira.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O Brasil é um país enorme e com um potencial fantástico, mas perdido sob o que está acontecendo aqui. O mundo perde muito, sem dúvida.
Que bom que o mundo está tomando ciência da situação de censura jurídica e desrespeito à nossa Constituição. Parlamento americano, Parlamento Europeu, nosso brave man Elon Musk e os nossos políticos guerreiros que estão botando a cara à tapa… Kd o presidente do senado ???? Morreu ????
Num sistema que nega a existência de direitos humanos básicos, nega o devido processo legal, nega o direito de um juri e coloca as decisões nas mãos de um juiz maníaco com tendências ditatoriais, a incepção do medo tende estar na ordem do dia. Medo da prisão, medo das multas, medo da tortura, medo da morte, medo de perder amigos, família, bens ou meios de subsistência, medo da pobreza, medo do isolamento, medo do fracasso. A forma mais insidiosa de medo é praticada pelo juiz Moraes do STF, é aquela que se disfarça de bom senso ou mesmo de sabedoria, condenando como tolos, imprudentes, insignificantes ou fúteis os pequenos atos diários de coragem que ajudam a preservar o respeito próprio do homem e a dignidade humana inerente. Não é fácil para um povo condicionado pelo medo, sob a regra férrea do princípio de que o poder é certo, libertar-se do miasma enervante do medo. No entanto, mesmo sob a mais esmagadora máquina estatal, a coragem surge continuamente, pois o medo não é o estado natural do homem civilizado.
Temos uma enorme dívida de gratidão ao amigo Elon Musk por ter evidenciado ao mundo a depravidade e inconstitucionalidade do consórcio Luladrão – STF.