Neste início de ano, Oeste traz novamente aos leitores reportagens que fizeram sucesso ao longo de 2024. O texto abaixo, publicado originalmente em 22 de março, aborda a tentativa da JBS, a maior produtora de proteína animal do mundo, de negociar suas ações na Bolsa de Valores de Nova York, e a oposição de políticos e lobistas para que isso aconteça. O motivo é o passado de corrupção dos donos da JBS, os irmãos Batista. O texto também aborda a decisão de Dias Toffoli, ministro do STF, de suspender a multa milionária que a JBS aceitou pagar quando confessou esquemas de corrupção.
Leia um trecho da reportagem
A história da JBS se confunde com a história recente do Brasil. Lula saiu de pau de arara dos confins do Nordeste e se tornou presidente da República. Os irmãos Wesley e Joesley Batista transformaram um açougue do interior de Goiás na maior exportadora de carnes do planeta. O petista foi preso por corrupção, mas voltou triunfante ao poder. Os Batistas foram presos e, depois, retornaram impunes.
(…)
Mas os irmãos sempre almejaram seguir um caminho que os faria crescer ainda mais: negociar suas ações na Bolsa de Nova York, a New York Stock Exchange (Nyse). Maior bolsa de valores do mundo, com capitalização de mercado de cerca de US$ 27 trilhões, a movimentação financeira da Nyse representa mais de 30% da capitalização do mercado mundial. Isso é quase 13 vezes mais que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
As maiores companhias do mundo estão listadas na Nyse, menos a JBS. E o cenário para a multinacional não está nada favorável. Isso porque políticos e lobistas ingleses e norte-americanos levantaram uma série de movimentos para boicotar a venda de papéis do gigante brasileiro no mercado internacional. Eles acusam a empresa de provocar danos ambientais e, principalmente, de envolvimento em casos de corrupção.
A reportagem completa de Myllena Valença, publicada na Edição 209 da Revista Oeste, pode ser lida neste link, exclusivo para assinantes.
Mais o agro não sustenta a bancada do PL…..
Os bonitões da JBS eram aqueles que nas madrugdas iam ao Jaburu de Temer vá ver serenatear aos grilos da noite, hoje sob a dfitadura petralha tem muito mais poder e suas vítimas tem até de devolver o pouco recuperado da roubalheira que enfiaram rabo arriba dos manés … “enquanto os homens exercem seus pôdres podêres ,,,”, Caetano rabo cheio de cacau flana nas prebendas da ditadura a quem aber o rabo de leãozinho … Braziu .. lixeira do planetinha !!!
ONDE A JUSTIÇA AINDA TEM OS OLHOS VENDADOS A MESMA PREVALECE.