publicidade
Política

As mentiras de Lula sobre Israel

Declarações do presidente reforçam propaganda terrorista, relativizam o Holocausto e ignoram os reféns dos extremistas

Alcides destaca momentos em que Lula, em contextos distintos, apresentou informações variadas sobre a fome no país | Foto: Reprodução/Flickr
Na Edição 273 da Revista Oeste, o repórter Eugenio Goussinsky detalha como Lula trocou o papel de mediador pela retórica militante | Foto: Reprodução/Flickr

Em tempos de conflito no Oriente Médio, há quem escolha a neutralidade, quem defenda a paz — e quem abrace a propaganda do terrorismo. Na atual guerra entre Israel e o Hamas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva preferiu o terceiro caminho. Enquanto o grupo extremista comete atrocidades e distorce fatos, o governo brasileiro ecoa suas versões, ignora os reféns, acusa Israel de genocídio e relativiza os crimes cometidos pelos terroristas.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Na Edição 273 da Revista Oeste, o repórter Eugenio Goussinsky detalha como Lula trocou o papel de mediador pela retórica militante. Em suas declarações, o presidente ignorou os horrores de 7 de outubro de 2023 — quando mais de 1,2 mil israelenses foram brutalmente assassinados — e tratou o grupo terrorista como se fosse uma legítima organização política.

A lista de mentiras de Lula

Enquanto Israel tenta resgatar os reféns mantidos em túneis e evitar ataques lançados de áreas civis, Lula:

  • Compara Israel ao regime nazista, de modo a banalizar o Holocausto diante do mundo;
  • Recusa-se a chamar o Hamas de grupo terrorista, preferindo “movimento” ou “organização”;
  • Repete números fantasiosos divulgados pelo Ministério da Saúde de Gaza, subordinado ao Hamas;
  • Acusa Israel de genocídio, ignorando o uso de civis como escudo humano pelos terroristas; e
  • Minimiza o ataque inicial do Hamas, que deu origem ao conflito.

As consequências são reais: Israel classificou Lula como persona non grata, retirou sua representação diplomática, e as relações entre os dois países entraram em crise.

No Brasil, o efeito também é alarmante. Grupos como o MST e o BDS intensificaram pressão sobre o governo para romper laços com Israel. Denúncias de antissemitismo cresceram 350% entre 2022 e 2024, segundo a Confederação Israelita do Brasil.

Na Edição 273 da Revista Oeste, o repórter Eugenio Goussinsky detalha como Lula trocou o papel de mediador pela retórica militante | Foto: Divulgação/Oeste | Imagem criada com o auxílio de inteligência artificial
Na Edição 273 da Revista Oeste, o repórter Eugenio Goussinsky detalha como Lula trocou o papel de mediador pela retórica militante | Foto: Divulgação/Oeste | Imagem criada com o auxílio de inteligência artificial

“Essa guerra poderia acabar hoje”, afirmou o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Rafael Rozenszajn. “Basta o Hamas devolver os reféns, depor as armas e abandonar sua obsessão de eliminar Israel do mapa.”

👉 Quer entender como a desinformação virou arma diplomática no governo Lula? Leia a reportagem completa.

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Giovanni MPdC
    Giovanni MPdC

    Mentiras de um canalha:
    1.Fazer uma comparação entre o Holocausto — que foi um plano sistemático, industrializado, com câmaras de gás, campos de extermínio, assassinato de seis milhões de judeus e milhões de outras vítimas — e um conflito militar, por mais trágico que seja, como o que ocorre em Gaza, é sim relativizar e banalizar o Holocausto.
    2.Lula usou a palavra terrorista uma vez, de forma protocolar, em outubro de 2023, após o massacre do Hamas. Mas rapidamente voltou ao velho discurso que iguala terroristas e Estado democrático, colocando Hamas e Israel no mesmo plano moral, como se fossem equivalentes. Desde então, Lula nunca mais foi contundente contra o Hamas, nunca mais condenou seus crimes, nunca mais mencionou os reféns, os estupros, os assassinatos bárbaros. Seu silêncio é eloquente.
    3.É fato documentado que os dados vêm diretamente do chamado Ministério da Saúde de Gaza, que é controlado pelo próprio Hamas – um grupo terrorista, misógino, homofóbico e autoritário. Nenhuma democracia do mundo aceitaria como incontestável a estatística produzida por uma organização terrorista. Informe-se imbecil.
    4.Comentario de um ignorante arrogante, que escancara sua completa incapacidade de entender sequer os termos que usa. Deve ser o tipo de pessoa que vive repetindo ‘fascista’ e ‘extrema esquerda’ sem ter a menor ideia do que essas palavras significam.
    5.Minimizar, relativizar, contextualizar o maior massacre de judeus desde o Holocausto — com bebês queimados, mulheres estupradas em massa, famílias inteiras executadas – não é só imoral, é desumano, é canalhice. Reduzir isso a uma nota de rodapé, jogando a culpa no contexto histórico, é de uma frieza repulsiva.

  2. Messias Rodrigues Pereira
    Messias Rodrigues Pereira

    0 para de falar mentira. Vai para Gaza conviver com eles. Deve ser um assiduo expectador da globo esgoto.

  3. Paulo
    Paulo

    Adoraria que os netinhos(as) de Lula, só estivessem no festival de música em Israel, durante o massacre do Hamas, que decapitou inúmeras criancinhas. Logicamente, sem desejar que eles(as) sofressem nenhum mal.

  4. Marcio Aparecido Alves Marques
    Marcio Aparecido Alves Marques

    Esperar o que de um analfabeto que não conhece de historia. Comunista safado

  5. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    O pai da mentira é também o pai das fake news. Onde está o patrulhamento das togas conta as chamadas fake news?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade