O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Alvaro Pereira Leite, afirmou que o Brasil “com certeza” vai chegar à economia verde antes dos outros. Segundo o ministro, esta transição é a saída para questões climáticas que assolam o mundo.
Leite pontuou que tema deve ser negociado entre todos os países e que terá o Brasil como expoente até 2050, ano em que, segundo o planejamento da pasta, o país deverá atingir zero emissões de gases do efeito estufa.
Relacionadas
Em entrevista ao programa A Voz do Brasil na quarta-feira 27, ele disse que o Brasil cuida dos seus recursos naturais, mas é alvo de uma pressão internacional: “Temos a maior biodiversidade, uma das maiores áreas oceânicas do mundo e de florestas nativas. Isso são vantagens competitivas no mercado mundial”.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26) ocorre a partir de 31 de outubro em Glasgow, na Escócia.
COP-26
Segundo explicou o ministro, o Brasil apresentará ações empreendedoras e sustentáveis, além de expor diversos casos reais de soluções ambientais. Esses exemplos formam o “Brasil real”, segundo Leite.
Ele destacou que o país é uma economia de baixa emissão de gases de efeito estufa e que tem uma matriz energética que é “o sonho de todo mundo”.