Penalidade pode chegar a R$ 5,5 mil. Além disso, a medida autoriza o governador Doria a criar um fundo que vai receber os valores arrecadados
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou ontem multa de até R$ 5.522 para quem divulgar, por qualquer meio, fake news sobre coronavírus no Estado. Assim sendo, a medida aguarda sanção do governador João Doria (PSDB). O placar: 53 votos a favor e 25 contra.
De autoria do deputado Emir Chedid (DEM-SP), a medida também autoriza Doria a criar o Fundo Estadual de Combate à Informação Falsa, que receberá as multas arrecadadas e utilizará em “ações de enfrentamento à publicação de notícias falsas”.
Além disso, o projeto de lei blinda a chamada grande imprensa, pois matérias jornalísticas não receberão multas. Segundo a justificativa, “tenta-se preservar a atividade dos veículos de imprensa e os jornalistas, que não poderão ser processados no livre exercício de sua atividade”.
Oposição
Parlamentares contrários à medida garantem que vão contestá-la na Procuradoria-Geral do Estado, entre eles, os deputados do PSL paulista Douglas Garcia, Gil Diniz e Valéria Bolsonaro.
“Quem irá definir o que são fake news? Costumo expor meu trabalho depois de feito, mas já adianto que irei à Justiça para derrubar este artigo inconstitucional!”, prometeu Garcia no Twitter, que divulgou a lista dos que votaram a favor e contra.
Estou propondo aos 25 deputados que votaram NÃO à censura na ALESP para assinarem comigo uma representação ao Procurador-Geral de Justiça de SP pedindo para entrar com uma ação questionando a constitucionalidade deste artigo para derrubá-lo na Justiça. 🙏🏾 pic.twitter.com/lyWmolvQrK
— Douglas Garcia (@DouglasGarcia) June 17, 2020
Alesp acaba de aprovar PL que vai cobrar multa de quem propagar Fake News MEU DEUS !!!! Quem vai fiscalizar ? Quem vai definir ? Quem vai cobrar ? Paulista acabou seu direito de livre expressão
— Valéria Bolsonaro (@valbolsonaro) June 17, 2020
Mais uma vez a população é vítima do autoritarismo.
Deveriam censurar, ao invés de Fake News, ALTOS SALÁRIOS, VANTAGENS E BENEFÍCIOS.