A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) condenaram a declaração do presidente Lula de que o plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) para matar o senador Sergio Moro (União-PR) seria uma armação do próprio ex-juiz.
As duas entidades divulgaram nota de repúdio na quinta-feira 23, depois de Lula ter afirmado publicamente, em solenidade em Itaguaí (RJ), que a operação que envolveu 120 agentes da Polícia Federal era “mais uma armação do Moro” e ter insinuado que a decisão da juíza Gabriela Hardt de autorizar a operação era um benefício para ajudar o ex-colega, e não um decisão válida.
“Nós confiamos plenamente no trabalho desenvolvido pelos delegados federais que atuam no caso. As investigações foram conduzidas com cautela, responsabilidade e amparo na lei, sendo obtido, certamente, forte arcabouço probatório no curso do Inquérito Policial”, afirmou Luciano Leiro, presidente da ADPF.
Já de acordo com a Ajufe, “o ataque pessoal” a juízes federais “provoca instabilidade social e se distancia da necessidade urgente de conciliação entre os Poderes”. “A Ajufe reitera o respeito às instituições como condição para o exercício pleno da democracia, e seguirá defendendo a independência do Poder Judiciário e a harmonia com os demais Poderes da República”, concluiu a entidade.
Deputados e senadores também criticaram as declarações de Lula, mencionando a possibilidade de impeachment, em razão da afronta às instituições, sugerindo exames de sanidade mental e informando sobre eventuais providências legislativas.
Depois das declarações de Lula, a juíza levantou o sigilo sobre todos os documentos da investigação envolvendo os planos do PCC contra Moro e outras autoridades.
Leia as notas, na íntegra:
Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe)
“A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) vem a público reiterar o mais absoluto apoio a todos os Juízes e Juízas Federais com atuação na área criminal no país. A criação do Sistema Penitenciário Federal, cuja jurisdição é exercida por magistradas e magistrados da Justiça Federal, tem se mostrado extremamente importante para o combate eficaz ao crime organizado, que insiste em desafiar as instituições democráticas brasileiras.
O ataque pessoal a Juízas e Juízes Federais provoca instabilidade social e se distancia da necessidade urgente de conciliação entre os Poderes. A Ajufe reitera o respeito às instituições como condição para o exercício pleno da democracia, e seguirá defendendo a independência do Poder Judiciário e a harmonia com os demais Poderes da República.”
Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF)
“Nós confiamos plenamente no trabalho desenvolvido pelos Delegados Federais que atuam no caso. As investigações foram conduzidas com cautela, responsabilidade e amparo na lei, sendo obtido, certamente, forte arcabouço probatório no curso do Inquérito Policial. Vale lembrar que todo o trabalho da PF é acompanhado de perto pelo Ministério Público Federal e que as medidas relativas a prisões, sequestros e apreensões de bens são determinadas pelo juízo competente. Por isso, em momentos sensíveis como esse, é importante destacar a necessidade de autonomia funcional das instituições e a seriedade do processo persecutório penal.”
Esperando o todo poderoso STF se manifestar…
Uééé!!
Os COVARDES ou coniventes com o banditismo ACORDARAM??!!
MIL VEZEZ CANA LHAS essas “associações” que contemporizaram com os narcotraficantes PTralhas..
VOCês SÃO CUMPLICES…
stf golpista…CUMPLICES
MPF conivente…CUMPLICES
OAB e outras “associações” ..CUMPLICES
CONSÒRCIO da VELHARIA Imprensa…CUMPLICES..
STJ…CUMPLICES.
PGR…CUMPLICES.
PSDB/MDB/PP/União Brasil ..CUMPLICES!
FORÇAS ARMADAS… 70% SÃO CUMPLICES!!
A VITIMA??!!
A POPULAÇÃO HONESTA!!
Tem que avisar ao Molusco que ele pode perder o lugar quando chegar da China.
Olha os vagabundos ostentando boné da Marinha do Brasil. Que vergonha, Marinha.
Esse Ladrão cara de porco só fala M…!
Ao contrário do que a imprensa reacionária vem tentando equiparar as declarações do Presidente Lula ao Bolsonaro, vale lembrar aos o seguinte:
1) O Bolsonaro espalhou fake news, sem nenhuma evidência da realidade, durante toda a sua trajetória de vida.
2) O ex-juiz julgado suspeito e incompetente, pelo STF, já foi flagrado em diversas armações durante sua desastrosa atuação na lava jato (vide vaza jato).
3) A juíza Gabriela Hardt já foi flagrada em armações como a cópia grosseira de sentença de Moro, que foi devidamente anulada por instância superior.
4) A juíza Gabriela Hardt promoveu ilegalmente e escandalosamente a homologação de um acordo, para criação de uma fundação bilionária entre o Ministério Público de Curitiba (Dallagnol) e a Petrobrás, com recursos públicos. Posteriormente tal acordo foi devidamente anulado pelo STF, proposta pela PGR, através da ADPF 568 Paraná.
5) O Presidente Lula passou mais de 500 dias na prisão, por ser condenado, sem provas, pelo ex-juiz suspeito e incompetente, tendo sido declarado inocente pelo STF ao anular a condenação ilegal.
Algum ser humano, com um mínimo de decência e ética, faria a equiparação entre os dois indivíduos?
E os sindicatos já estão mandando os seus paus-mandados para fazerem “contenção de danos” nas mídias, depois que o cachaceiro vomitou suas diarréias verbais costumeiras.
Prezado, onde foi que o STF declarou lula inocente? E por quê, à época da prisão, negou inúmeros pedidos de soltura?
Cada dia mais me pergunto: esse lula não será um meio fácil da velha imprensa, “intelectuais” e alguns empresários de se usar facilmente? O cara não sabe nada de nada, fala só besteiras
Foi pra isso que desenterraram esse sujeito. Para terem um facilitador de acesso aos cofres públicos.
A chapa está esquentando, aguardem! Ah! E o pessoal do STF e o Xandão não diz nada?