A ideia não é nova e retorna com força após o pedido de demissão de Sergio Moro na última sexta-feira, 24
Depois da saída de Sergio Moro, entre as muitas especulações e incertezas acerca do futuro da pasta, está a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) rever o atual modelo e desmembrar o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Frente Parlamentar Mista da Segurança Pública, que reúne cerca de 300 congressistas, enviou neste sábado, 25, carta pedindo ao presidente a recriação do Ministério da Segurança Pública.
No documento, assinado pelo coordenador do grupo, deputado Capitão Augusto (PL-SP), a bancada da bala argumenta: “Oportuno se faz reiterar a valorização do tripé: SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, onde somente este último ficou relegado à condição de apenso de outro Ministério”.
O ministério da Justiça e Segurança Pública foi separado em duas pastas durante o governo Michel Temer (MDB). O órgão era coordenado por Raul Jungmann. Ao assumir a Presidência, em 2019, Bolsonaro optou por reunir Justiça e Segurança em uma única pasta, chefiada por Moro. Isso fez o então juiz se tornar um “superministro”.
No ano passado, o presidente cogitou a recriação da pasta, mas enfrentou resistências justamente devido às críticas de que a medida poderia esvaziar a pasta de Moro. No início de 2020, Bolsonaro voltou ao assunto, justificando ser uma demanda de secretários estaduais, mas novamente recuou.
Voltando toda otaria!! Daqui uns dias teremos os 39 ministérios novamente ..Pobre Brasil…