Bancada da bala quer divisão do Ministério da Justiça

A ideia não é nova e retorna com força após o pedido de demissão de Sergio Moro
-Publicidade-
Foto: Ministério da Justiça e Segurança Pública
Foto: Ministério da Justiça e Segurança Pública

A ideia não é nova e retorna com força após o pedido de demissão de Sergio Moro na última sexta-feira, 24

Foto: Ministério da Justiça e Segurança Pública
-Publicidade-

Depois da saída de Sergio Moro, entre as muitas especulações e incertezas acerca do futuro da pasta, está a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) rever o atual modelo e desmembrar o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Frente Parlamentar Mista da Segurança Pública, que reúne cerca de 300 congressistas, enviou neste sábado, 25, carta pedindo ao presidente a recriação do Ministério da Segurança Pública.

No documento, assinado pelo coordenador do grupo, deputado Capitão Augusto (PL-SP), a bancada da bala argumenta: “Oportuno se faz reiterar a valorização do tripé: SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, onde somente este último ficou relegado à condição de apenso de outro Ministério”.

O ministério da Justiça e Segurança Pública foi separado em duas pastas durante o governo Michel Temer (MDB). O órgão era coordenado por Raul Jungmann. Ao assumir a Presidência, em 2019, Bolsonaro optou por reunir Justiça e Segurança em uma única pasta, chefiada por Moro. Isso fez o então juiz se tornar um “superministro”.

No ano passado, o presidente cogitou a recriação da pasta, mas enfrentou resistências justamente devido às críticas de que a medida poderia esvaziar a pasta de Moro. No início de 2020, Bolsonaro voltou ao assunto, justificando ser uma demanda de secretários estaduais, mas novamente recuou.

 

 

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site