O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, criticou “populismos autoritários” de esquerda e direita no mundo, nesta segunda-feira, 4, durante uma palestra na PUC-SP.
Conforme o ministro do STF, essa “onda” anti-institucional e antiplural vem causando “erosão na democracia”.
Barroso criticou “nós contra eles”
Barroso disse ainda que, embora o processo ocorra nos dois espectros políticos, “os riscos” estão vindo “mais intensamente dos populismos de direita, com suas manifestações de racismo, xenofobia, misoginia e antiambientalismo”.
“Uma das marcas do populismo autoritário de qualquer matiz é a divisão da sociedade: ‘nós e eles'”, disse o presidente do STF. “‘Nós, o povo puro e conservador, e eles, as elites cosmopolitas progressistas e cosmopolitas’. Nada é pior que dividir a sociedade em rótulos. A democracia é plural.”
Barroso observou que as “estratégias do populismo autoritário”, recentemente, se deram por meio das redes sociais, em virtude da facilidade da comunicação com as massas. De acordo com o ministro, a retórica desse grupo é antissistema e contrário a instituições, sobretudo as Cortes Supremas e Tribunais Superiores Eleitorais.
O juiz do STF destacou a Hungria e a Polônia como países onde houve um suposto esforço para se intimidar ou controlar a Justiça com “juízes submissos que viram linhas auxiliares”.
Leia também: “Militante supremo”, artigo publicado na Edição 184 da Revista Oeste
Ele tomou algo forte no carnaval e está até agora tendo surtos paranóicos.
Só fala bobagem. Deveria ser internado numa clínica psiquiatrica.
Dobradinha PT-STF calando a boca da oposição, da mesma maneira como fizeram na Venezuela. Bem que o descondenado avisou: “Eu fiquei mais Maduro…”
E ditadorzinho de toga carnavalesca ajuda no que?
É um sem vergonha, mesmo. Erosão da democracia é soltar um bandido condenado em 3 instâncias para voltar a cena do crime! Não engana a ninguém!
Esse cara não respeita a maioria da população brasileira. Somos a maciça maioria de pessoas decentes, pagadores de impostos que sustenta o luxo em que ele e seus coleguinhas vivem, na contra mão da realidade do país. Somos a maciça maioria subjugada por essa deformação que se apossou do poder.
Esse sujeito adula os ouvidos da sua gangue esquerdista, insultando mais da metade dos brasileiros que não aguenta mais tantas mentiras e retóricas que só servem pra exacerbar os ânimos. Mentiras cínicas ditas diariamente por aqueles que deveriam respeitar o silêncio que o cargo lhes impõe.
Esse senhor não está bem.
Esse pavão é sem noção. Autoritarismo boa parte dos tiranos do STF, ativistas políticos.
Cancelam passaportes, redes sociais, prendem e deixam até morrer na prisão individuo com comodidades. Não respeitam a Constituição
Cala boca Barroso, tenha bom senso.
“Nós vencemos o bolsonarismo”, e aí está o que ele critica ao se referir ao “nós contra eles”.O ministro não vê porque não quer, ou não pode enxergar como ele e seus colegas se meteram na política em proveito próprio. Ressuscitaram um ladrão e o fizeram candidato a presidente para derrotarem o presidente Bolsonaro, e, daí para frente, usaram Alexandre de Morares para descaracterizar a Constituição.
Disse isso na plateia de socialistas que pagam 3.000,00 de mensalidade. Sabe-se lá a origem?
Quem começou a divisão da sociedade foi o PT com cotas.
Às vezes eu me pergunto se esse senhor sabe o que fala, se acredita no que fala, se acha que os outros acreditam, ou se ele não está mesmo entendendo mais nada. Me parece que vale a última alternativa.
Erosão provocada por esses pulhas do STF.
Esse homem é asqueroso. O risco que o Brasil corre é com esse STF implantando uma ditadura em conluio com o PT!
Cada vez que este cidadão abre a matraca, mostra como o nosso país, na área jurídica, está literalmente lascado….
Perguntem a ele se a frase “…Nós derrubamos o Bolsonarismo…” Não é igual ao nós contra eles.
Panaca.
“Nós derrotamos o bolsonarismo “ Esse é o mesmo não é? Ou eu to louco!
O stf joga a democracia e a constituição no lixo ..
Esse cara deve ter um mauhalito insuportável, pois de sua boca só sai caca.
Ele se acha de centro, acha que seu umbigo é o centro do mundo.