O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, foi a autoridade que mais usou aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2024. Segundo apuração do jornal O Globo, o ministro fez 146 viagens. O número é quase o dobro de vezes em que o jato foi pedido pela presidência da Corte no ano anterior, que chegou a 77.
Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que tinha sido campeão em 2023 com 135 voos, ficou agora em segundo lugar, com 127 viagens. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, completou o pódio com 123 deslocamentos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Os ministros da Justiça e da Defesa, Ricardo Lewandowski e José Múcio Monteiro, aparecem na sequência com 98 e 90 voos, respectivamente.
Aliás, os ministros de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fizeram 1.101 viagens nos jatos da FAB em 2024. O valor representa queda de 26% em relação ao ano anterior, quando foram 1.493 deslocamentos.
Voos compartilhados por mais de um ministro foram considerados apenas uma vez no cálculo. A FAB passou a divulgar em 2024 a lista completa dos passageiros.
Leia também: “Força Aérea Brasileira recebe gravadores de voo para análise de acidente do Embraer 190 no Cazaquistão”
Lira e Barroso voam pela FAB às vésperas do Natal
Lira e Barroso utilizaram voos oficiais da FAB em deslocamentos realizados às vésperas do Natal.
Ministros do governo do presidente Lula também realizaram viagens por meio da instituição.
Arthur Lira realizou quatro viagens com a FAB entre os dias 21 e 24 de dezembro. No dia 21, o deputado voou de Brasília a Salvador e, em seguida, de Salvador (BA) a Maceió. Em 23 de dezembro, ele se deslocou de Maceió a Brasília, e retornou à capital de Alagoas no dia 24.
Leia também: “Filho de Lula pega carona com ministros em avião da FAB”
Já Luís Roberto Barroso viajou com a FAB no dia 24 de dezembro, partindo de Brasília com destino ao Rio de Janeiro. No mesmo período, o ministro dos Transportes, Renan Filho, utilizou a FAB em um voo de Maceió para Imperatriz (MA) no dia 23 de dezembro e seguiu para Brasília no mesmo dia.
Entre os dias 21 e 29 de dezembro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e o ministro das Cidades, Jader Filho, também requisitaram deslocamentos com uso de aeronaves da FAB.
Gostaria de saber se, com tantos passeios de avião, esses canalhas encontram algum tempo para trabalhar?
Espera que daqui a pouco ele vai viajar de Onibus em pé pendurado igual a carne de açougue.
Vigarista
O homem público brasileiro usa o bem público como se fosse quem o custeasse. Um país imundo ficou o Brasil do PT e dos homens de Lula
Frouxas armadas
TODO esse stf vergonha mundial ESTÁ no DELITO! No CRIME! POR Omissão, covardia ou por ATITUDE o ato de fazer coisa errada… cometer CRIME!
SÃO 14 criminisos .. QUE precisam serem punidos sem anistia e sem prescrição… pois fizeram crime de lesa patria… crime eleitoral.. TRAIÇÃO!
Q
Simples este dirador cinico que cognominou os idiotas tupis de manés é o mesmo quw criminidamente a puxa sacos adimitiu que “neste pais eleição nao sechabha, se tona” e este lixo preside o que no pais do faz de conta seria sua suprena côrte … querem mais ???
A força aérea transformou-se em uma empresa aérea de transporte de “autoridades” e seus convidados; o exército se transformou em empresa de pintar meios-fios e de servir cachorro-quente nas festas da esquerda. É justo que a “força” aérea transporte o douto ministro todas as vezes que ele quiser. Existe hoje para isso.
O Brasil precisa de um choque revolucionario tipo acabar com todas as mordomias do executivo, legislativo e judiciario , federal , estadual e municipal, inadmissivel o que se gasta com esses vagabundos, tomara que a nova geracao seja menos covarde do que foi o Brasil passado aceitando pacificamente e covardemente essas farras faraonicas.
A FAB tem muitos aviões modernos e luxuosos para transportar funcionários públicos e não tem sequer 1 (um) avião para combater incêndios. É a tal da segurança nacional ao inverso: todos ganham, menos a Nação!
Olhando para a cara deste coiso, percebe-se que é um grande consumidor de óleo de peroba.
Vade retro……
E a festa 🎉🪩 com o nosso dinheiro 💶💰, continua💸💸😡🤬🤮
No verdadeiro processo civilizatório que este senhor defende, os marajás do estado usam aviões da FAB para se locomover pelo Brasil sem pagar um tostão, e nós os comuns pagamos a mordomia deles através de impostos escorchantes e sem qualquer direito de reclamar. Por definição todo reclamão de uma aberração dessas é um incivilizado q precisará ser consertado algum dia pelo estado sábio q ensinará q o tal estado democrático de direito q eles gritam aos quatro cantos nada mais é do q o direito absoluto deles de usufruirem das benesses sem possibilidade de qualquer contestação pelos plebeus.
Um capial bozó caipira metido a besta.
Putaria com o dinheiro público…. dessas viagens quantas foi a serviço do pagador de impostos? se esses bandidos trabalham é em Brasília. Na era da comunicação é preciso estes entraves da nação estar presencial? Viagens só para assentos pessoais, muitas delas certamente para participar de festas também pagas com dinheiro do contribuinte…. a ordem é transformar o país num lixo…
Candidato ao The Voice.
O Barrosinho uiiiuiuiiii!!! É campeão em outras viagens terrestres, pois depende da posição …no assento 💺 do avião, avião ✈️??
Imagina se João de Deus estivesse na Ativa, séria o dobro disso , pobre STF, não existira pior que esse , acho que ate no ranking mundial.
Os sem vergonha continuam
Não tem como um País assim dar certo. Verdadeira farra com o dinheiro do contribuinte. E o uso das aeronaves não seria só a trabalho? Que trabalho as vésperas do Natal???? Mas isso a mídia vendida não fala. O cidadão comum não fica nem sabendo….