O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou, nesta quinta-feira, 26, regras para o uso de câmeras nas fardas da Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo (SP).
Conforme a decisão, as câmeras devem ser obrigatórias em operações que envolvem maior risco e “propensão ao uso da força”, desde que realizadas em regiões em que haja disponibilidade dos equipamentos.
De acordo com Barroso, fica determinado o uso das máquinas em ações de grande porte e naquelas que incluam incursões em “comunidades vulneráveis”, quando se destinem à restauração da ordem pública. A decisão também fixa o uso obrigatório em atos da PM que sejam deflagrados para responder a ataques praticados contra agentes.
Barroso atendeu a um pedido do governo Tarcísio para que fosse definido o alcance da decisão do próprio presidente do STF, tomada no dia 9 de dezembro, na Suspensão de Liminar 1696 que determinou o uso obrigatório das câmeras.
Regras fixadas por Barroso à PM de SP
Entre outras regras, o presidente do STF tratou da distribuição dos equipamentos no Estado. “Com relação ao critério de priorização, conforme já afirmado, as câmeras devem ser estrategicamente distribuídas para regiões com maior índice de letalidade policial”, decidiu o ministro. “Essa observação é importante para que os objetivos da decisão não sejam frustrados pela distribuição de câmeras a localidades e unidades com menores taxas de mortes em decorrência da ação policial. A transparência nesse processo é fundamental para assegurar que os recursos disponíveis sejam alocados de maneira eficiente e que os objetivos da política sejam efetivamente alcançados.”
Além disso, Barroso entendeu que a obrigatoriedade das câmeras, por ora, “estará limitada às regiões em que há disponibilidade dos equipamentos”.
Leia também: “O linchamento do general”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 248 da Revista Oeste
A ditadura não se achanha de impor sua vontade violando a constituição já que a segurança pública é privativa dos Estados, esquece ainda o ditador que do exterior nos denominou cinicamente “manés” que “comunidade vulnerável” hoje neste chiqueiro que dizem república somos todos nós à mnercê de ditadores psitopatas capazes de qualquer coisa para seus intentos contra a nação rumando ao lixo.
Fux o iluminando, “boca”.
E o governo de São Paulo, a exemplo de outros, vai obedecer quietinho, sem dar um pio.
Gente covardde.
O exército aceita ordens ,imagine os governadores
Faz parte da psique dos limitados prepotentes vaidosos, quando com um poder absolutamente indevido nas mãos, acreditarem que são os verdadeiros e autênticos ungidos, donos da verdade que, em consequência, podem e devem se imiscuírem em assuntos diversos para obrigarem que o resto da sociedade siga suas ideias em razão das distorções cognitivas que ocorrem por suas doenças mentais.
Pobre fim do Brasil!
Ministro, quais horários eu poderei ir ao banheiro?
Ministro, quais horários eu poderei ir ao banheiro?
Breve as fardas serão rosa pink com galões que lembram o arco-íris. Barroso tem bom gosto, entre assssspasssss.
Como um cara q até há pouco tempo atrás era advogado de defesa de um terrorista Internacional q matou quatro e depois, assim q extraditado pela Bolívia para a Itália, confessou seus crimes, pode querer dar lição de moral e vomitar regras de uso de câmera corporal pela polícia de SP? Somente num país sui generis como o Brasil, onde o certo e o bom são combatidos e o errado e o mal são protegidos e celebrados.
Barroso: incompetente no STF, incompetente na segurança pública. Vergonha total.
Tarciso Ira se acovardar desse absurdo?
A culpa é do senado ,senadores frouxos
INACREDITAVEL. Um juiz do STF se preocupa com cemitérios. O outro com as câmeras nos policiais. Tem algum dos merdas do STF cuidando de observar a Constituição e dar um breque no canalha mor?
Só= ao☝️☝️☝️
Pergunto só governador Tarcísio e ao secretário Denite, quem manda no Estado é o seu governo ou o presidente do STF? Se for verdade, adeus polícia e viva a criminalidade…
Pq a preocupação com a câmera? É só não cometer abusos, só não matar inocente pelas costas, só não jogar da ponte em abordagem.
Pq o medo?
Um país onde dezenas de criminosos armados com fuzis,cercam cidades , mais de 50 mil mortes por ano ,você se preocupa com esses detalhes ?
Você é mais um comedor de capim ?