Barroso, sobre críticas às urnas: ‘Desinformação, ignorância e má-fé’

Ministro do STF defende 'educar' a sociedade brasileira
-Publicidade-
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante palestra no 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, na Fundação Armando Alvares Penteado, na capital paulista - 05/08/2022 | Foto: André Ribeiro/Estadão Conteúdo
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante palestra no 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, na Fundação Armando Alvares Penteado, na capital paulista - 05/08/2022 | Foto: André Ribeiro/Estadão Conteúdo

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que há “um pouco de desinformação, ignorância e má-fé” nas críticas à segurança das urnas eletrônicas. Barroso presidiu o Tribunal Superior Eleitoral.

“Com tanta coisa ocorrendo no mundo e o Brasil indo mal, há uma certa obsessão por mexer exatamente naquilo que funciona bem, que é o sistema eleitoral”, observou Barroso, durante entrevista à GloboNews no domingo 7.

Segundo o magistrado, as fake news passaram a ser “naturalizadas”, como se fossem um “instrumento legítimo”. Sem explicar como, Barroso defendeu ainda “educar a população para entender que mentir é errado”.

-Publicidade-

“As notícias falsas, a mentira nas redes sociais, são como a criminalidade”, afirmou o juiz do STF. “Nós vamos precisar educar a sociedade para não cometer esse delito, nem circular informações falsas.”

Como exemplo de fake news, Barroso exemplificou a “sala secreta do TSE”. “O que nós temos no TSE é um supercomputador que faz essa conta, porque são cerca de 6 mil municípios e dezenas de milhares de candidatos”, disse.

Durante a entrevista sobre as urnas, Barroso não mencionou o presidente Jair Bolsonaro. O chefe do Executivo tem levantado dúvidas sobre a segurança das máquinas, além de pedir mais transparência no processo eleitoral.

Leia também: “É proibido modernizar a urna eletrônica?”, reportagem publicada na Edição 69 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

36 comentários Ver comentários

  1. O Boca de Veludo é o maior causador disto tudo. Não tem postura e é um ativista ptralha!
    Não confiamos na lisura das urnas e do sistema de apuração comandados por Borroso, Fachin e PccMorais!!

  2. Esses elementos que compõem deveriam ser educados a respeitar a constituição, acho que nem leram, parecem advogados de porta de cadeia…..

    1. O Boca de Veludo é o maior causador disto tudo. Não tem postura e é um ativista ptralha!
      Não confiamos na lisura das urnas e do sistema de apuração comandados por Borroso, Fachin e PccMorais!!

    2. O Borroso é o maior causador disto tudo. Não tem postura e é um ativista ptralha!
      Não confiamos na lisura das urnas e do sistema de apuração comandados por Borroso, Fachin e PccMorais!!

  3. O que nós, povo brasileiro, podemos fazer para interromper esse vicio que tomou conta do STF/TSE de espalhar mentiras, de pisotear na nossa CF, de perseguir só um lado do espectro político brasileiro. O sr. Barroso insiste em mentir descaradamente, no Brasil e, pior, no exterior sobre o nosso “moderníssimo” sistema eleitoral. Enche a boca para falar do “super-computador” que apura os votos quando qualquer laptop, com boa memória RAM e ROM e um bom processador, poderia fazer o mesmo com a mesma ou maior segurança que oferece (???) esse tal de “super-compuador”. Enfim, o sr. Barroso é apenas uma boca que fala demais usando conteúdo de menos e pensa que está impressionando a torcida. Narcisista de toga. Acredito que, por baixo da roupa deve estar usando a fantasia do Superman ou do Batman ou de qualquer outro super-herói com o qual ele se identifica. Deve olhar-se no espelho e repetir três vezes todas as manhãs “eu sou o cara”….mude o mantra sr. Barroso. Passe a dizer “eu sou o cara-de-pau”.

  4. O povo deve se ajoelhar diante da urna santificada pelos nobres juízes que um dia defenderam um assassino e um Pedófilo chamado de João ” de deus”.

  5. Lendo vários comentários eu percebo grande desdém com o voto em cédula de papel. Escrevem com um pavor inexplicável que o voto impresso ou auditável “não é voltar à velha cédula de papel”. Realmente não é, mas qual seria o problema se voltássemos à cédula de papel? Um bilhão de vezes melhor do que o que temos hoje. Parem de ter vergonha de defender o voto em cédula de papel. Dezenas e dezenas de países avançados ainda hoje votam assim. E não tem problema nenhum.

  6. Como pode um desequilibrado mental, mentiroso, golpista, permanecer no STF. Lembrei, metade do Senado é corrupto e a outa metade é COVARDE. Agora temos que escutar desse salafrário que somos desinformados, ignorantes de má-fé. Contra os golpistas do STF e TSE, não podemos dirigir nenhuma palavra. Mas nós que vamos nos manifestar em Setembro, somos fascistas.

  7. “ELEIÇÃO NÃO SE GANHA … SE TOMA” ….. quem foi mesmo que numa bravata ridícula para como palhaço fazer rir seu séquito de puxa-sa tolamente bostejou isto? sr. ministro VERBOSO em vez de dizer tantas asneiras o senhor bem poderia dIzer ao ignaro canelau voradnte vulgo povo de quem e “in these” se origina o poder neste pardieiro que chamam república por que isto nunca foi explicado? porque dito por um Zeus do Olimpo apodrecido? lamento muito lhe dizer mas o senhor não rem a menor condição de dar lições de boa moral em ninguém.

  8. O tribunal têm milhares de processos aguardando julgamento e os ministros (parte deles) não param de dar entrevistas, participar de eventos e fazer militância política. Não querem exercer suas funções!!!

    1. Senhor ministro,pra ser bastante respeitoso,mesmo contra gosto.
      Porém,vamos lá,soltam um condenado em três instâncias,um hacker passeia sete meses dentro do sistema eleitoral e tudo fazem pra protegê-lo de qualquer suspeita, falam que o rastro deste hacker foram apagados por engano , querem transformá-lo no presidente da República e não é para haver desconfiança alguma?
      Senhor ministro,o povo brasileiro não é tonto.

  9. Olha o boquinha de veludo, agora ele no alto do olimpo também fala sobre conhecimento em tecnologia e cyber segurança, aí ai um dia veremos essa pose cair

  10. Barroso já provou que é mais um bandido dentro deste STF, que, em minha opinião já deveria estar extinto neste modelo arcaico. Ou modifica-se o sistema de escolha destes ministros, que repito, não são juízes de ofício, ou o país continuará pagando salários e dezenas de benefícios para estes vagabundos parasitas, indicados por apadrinhamento político. Insisto: Concurso entre o Magistrado Brasileiro, afim de ocupar as vagas de ministros do STF e STJ. O atual sistema é imoral, ilegítimo. Composto por pessoas despreparadas, sem o mínimo saber jurídico, mas, que atuam em defesa da criminalidade e politicamente de esquerda. Pois, na verdade são apenas advogados ou bacharéis (de ofício), funcionários públicos, ocupantes de cargo em comissão (sem concurso). Basta!

  11. Nos nos perguntamos até quando funcionários públicos que são pagos ( e bem pagos) para só se pronunciarem nos autos , continuação fazendo política partidária e se arvoram em ” ensinar: a sociedade sem terem um voto!!!. Até quando? O Senado que cabe botar um basta nisso tudo fica caladinho! Até quando?

  12. Desinformação, ignorância e má fé, é tudo o que esses empossados por criminosos, são. Chame- os do que você é. Esses dias o infeliz disse que se fosse bobo não chegaria onde chegou, frase que só o denigre ainda mais, pois lá foi colocado por uma débil mental, e aprovado por um congresso fraco, omisso. Disse também que não é gay, mas não acha ruim ser chamado de gay. Mas sabemos muito bem os seus gostos, as suas pautas estranhas. Disse ainda, que o sete de setembro será um grande demonstração de fascismo, uma burrice inimaginável sair de uma boca de quem deveria ser brasileiro, patriota e defensor da constituição e do povo. É uma aberração jogada num cargo tão importante, um descaso com o país.

  13. Muito fácil para esse iluministro que não defende a nossa Constituição dizer as palavras “um pouco de desinformação, ignorância e má-fé”. Ele está simplesmente expondo aquilo que ele sente/faz, em seu espelho reduzido. É assim que a sociedade o vê iluministro: “muita desinformação, ignorancia e má fé”. Aquele que é contra a impressão do voto na urna eletrônica, e tenta enganar a população dizendo que queremos voltar ao voto em papel. Lamentável achar que a população tem esse reducionismo intelectual que o senhor pensa. Já sabemos tem tem reducionismo por conta de militância política e onde estão.

  14. Segundo o Barroso o Brasil anda mal e as urnas funcionam bem, logo concluímos que ele faz ativismo político insano e insensível ao mal estar que causa na população brasileira. Como entender que um ministro da Corte Suprema seja tão ativista e que tudo fez para obstruir a JUSTIÇA na invasão hacker às urnas e também para impedir a única forma de AUDITAR as urnas eletrônicas com o voto impresso (fisico) que blindado seguiria para uma urna impressa para AUDITAR e RECONTAR se necessário fosse. Isso é AUDITORIA ministro, não aqueles boletins de urna com os resultados que não permitem identificar como meu voto foi contado.

  15. Não concordo com o Barroso. A desconfiança as urnas surge devido ao comportamento ativista dos Ministros da Corte, inclusive dele. As suspeitas são legítimas.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.