O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, comentou, nesta quarta-feira, 4, a proposta da Câmara dos Deputados que permite ao Congresso Nacional anular decisões do STF.
“Vejo com muita ressalva”, disse, em entrevista coletiva. “Até porque nós já tivemos um precedente na história brasileira, que foi a Constituição de 1937, da ditadura Vargas. Não parece um bom precedente.”
Conforme o texto que tramita no Parlamento, congressistas podem derrubar medidas do STF, caso elas extrapolem os limites constitucionais.
Barroso também falou sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz o mandato de ministros do STF para oito anos.
“Honesta e sinceramente, considerando uma instituição que vem funcionando bem, eu não vejo muita razão para se procurar mexer na composição e no funcionamento do Supremo”, disse, antes do início da sessão plenária, às 14 horas de hoje.
De acordo com o presidente do STF, a PEC e a atual configuração têm vantagens e desvantagens. “Porém, como a Constituição escolheu um determinado modelo, pior do que não ter um modelo ideal, é ter um modelo que não se consolida nunca”, disse. “Por essa razão, não vejo a PEC com simpatia, embora vejo com todo respeito, a vontade de discutir esse tema.”
Leia também: “Militante supremo”, artigo publicado na Edição 184 da Revista Oeste
Está funcionando bem para ele e para os demais deuses do Olimpo. Não está funcionando bem para o Brasil e para os brasileiros que lhes pagam os gordos salário, as lagostas e os vinhos premiados, sem contar todos os demais penduricalhos de suas mordomias. Esse ai acha que entende de tudo, que tudo pode, e está começando a perceber que o cerco se fecha sobre eles. Espero que o Congresso enquadre esse pessoal nas “quatro linhas” da Constituição. Ou o Brasil acaba com o que eles fazem, ou eles acabam com o Brasil.
Leia-se “gordos salários”. A revista deveria criar um jeito de permitir que os comentários pudessem ser editados pelo autor após publicados…
Espero que o próximo ministro só possa ficar até oito anos.
cinismo eh teu nome
Estamos vivendo um período de fatos inacreditáveis. Quem mata diz que o morto é culpado, apesar do assassinado ter dado 10 tiros e esquartejado a vítima. E tem gente que acredita.
O Barroso é um dos ditadores de toga e falta da época do Getúlio? Comete crimes contra a CF e acusa quem quer aprimorar e tirar o poder supremo dos deuses do stf?
Esses tiranos veem com ressalvas qualquer medida que vise o restabelecimento da democracia no país, democracia esta que foi tirada dos brasileiros pelo STF.
Funcionando bem? Só se for para os iluministros e com certeza é.
Lógico que vai ser sempre contra tais medidas, vai mexer com todos os privilégios deles, nem pensar minha gente. O cargo lá é bom demais, e bota bom nisso. Vão espernear com todas as forças, e tenho certeza que os parlamentares estão fazendo apenas pressão contra tais ministros, pois como tem rabo preso estão dizendo ” olha não fique esbravejando contra nós, senão…..”
É tudo farinha do mesmo saco, barulho pra nada de concreto para o bem do povo.
Agora sim! Tá na hora de colocar no rabo desses ministrecos.
Não compete ao STF legislar . Tem que colocar esses togados no seu quadrado.