Governo se articula para derrubar PL das fake news na Câmara e deixar para trás divisão na votação do Fundeb
As pautas conservadoras não são as únicas em que o governo vai concentrar esforços na próxima semana. Em algumas delas, o foco está na derrubada do texto, a exemplo do Projeto de Lei (PL) 2630/20, o chamado PL das fake news. Mesmo com o racha interno entre os integrantes da base bolsonarista, que culminou na dispensa da deputada Bia Kicis (PSL-DF) da vice-liderança do Executivo na Câmara, a orientação entre eles é juntar esforços e derrubar a pauta.
O governo, por sinal, já se mobiliza para acompanhar a pauta com lupa. O projeto está em processo de debate em audiências públicas e sofrerá mudanças. A meta não é complexa. Bolsonaristas dizem que, não importa a redação final, a ideia é reunir esforços para derrubar a matéria no plenário.
A derrubada do PL das fake news é de comum acordo entre bolsonaristas e o presidente Jair Bolsonaro. Ele, por sinal, tem despachado com interlocutores que, independentemente do que aconteceu no Fundeb, se orientam pelo engajamento em esforços conjuntos para barrar o texto. A liderança do governo está avisada e continua trabalhando por isso.
Esse é o teste para saber se o centrão vai votar com o Governo.