Nesta quarta-feira, 26, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou manifestações em defesa da anistia aos presos do 8 de janeiro e da liberdade de expressão. Os atos ocorrerão na Praia de Copacabana, em 16 de março, às 10 horas, e na Avenida Paulista, em 6 de abril, às 14 horas.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
As convocações ocorrem em meio às articulações para a aprovação do PL da Anistia e ao embate travado entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a Justiça dos Estados Unidos.
Os parlamentares de oposição já contabilizam 230 votos, dos 257 necessários, para anistiar os presos políticos do 8 de janeiro.
Leia também: “Oposição tem 230 dos 257 votos necessários para aprovar PL da Anistia”
Segundo o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), o PL da Anistia contou com adesão de partidos como Progressistas, União Brasil, Republicanos e PSD. O Partido dos Trabalhadores e o Psol continuam contrários ao texto.
Além disso, a oposição se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para dialogar sobre a proposta. O parlamentar não garantiu a votação do PL, mas afirmou que a Casa discutirá o tema.
– Manifestações:
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 26, 2025
-16/março, domingo, 10h.
Praia de Copacabana/RJ.
– 06/abril, domingo14h.
Av. Paulista/SP.
– Anistia/liberdade de expressão.
– Você: o nosso convidado. pic.twitter.com/MSUNQsVXOC
De acordo com o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), ainda não há um prazo para a proposta ser apresentada no Legislativo.
“Não há um prazo, mas há uma meta”, disse Nikolas. “Acredito que, antes do recesso, essa é a nossa expectativa. Mas há a expectativa e a realidade. O que a gente deseja é que as pessoas compreendam que a Justiça tem pressa.”
Liberdade de expressão em pauta nas manifestações de Bolsonaro
As manifestações no Rio e em São Paulo também vão reforçar o discurso em favor da liberdade de expressão. O protesto ocorre em meio ao embate travado pelo magistrado contra a Trump Group e a plataforma Rumble.
Segundo um veredito do Tribunal Distrital de Tampa, no Estado da Flórida, a juíza Mary Scriven informou que “não há nenhuma evidência de que o governo brasileiro, o governo dos EUA nem qualquer outra entidade relevante tenham tentado cumprir as ordens emitidas por Moraes”.
+ “Justiça dos EUA recusa cumprir ordens de Moraes contra Rumble”
Bolsonaro pega um avião e vaza, antes que o consorcio te prenda, deixa a direita pro Tarciso,,,, 2026 esta chegando, então ele fara o indulto presidencial pra voce e os manifestantes de 8/1 que estão presos,.,,,