Júnior Bozzella (PSL-SP), vice-líder do partido, avalia que presidente da República faz polêmica sobre a metodologia dos dados do coronavírus para preservar índices de aprovação do governo
O Ministério da Saúde sustenta que vai publicar total de mortes, casos de covid-19 e não recontar ou omitir números. Mas a polêmica instalada nos últimos dias pegou mal no Parlamento. A impressão é que o governo quer mascarar dados relativos ao coronavírus para manter a popularidade do presidente Jair Bolsonaro. O próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), cobrou ontem mais transparência.
A cobrança é endossada pelo deputado Júnior Bozzella (PSL-SP), vice-líder do partido na Câmara. “Tudo o que envolve a popularidade do presidente, algum dano para o governo e para seus índices de aprovação, ele usa de todos os métodos possíveis e imagináveis, republicanos e não republicanos, para tentar camuflar, omitir e desviar desse problema”, critica.
O parlamentar concorda, também, com a ideia de contagem paralela efetuada pelo Congresso. A sugestão, feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), é usar dados das secretarias de Saúde. “Defendo tudo o que é a favor da transparência, da legalidade, e, principalmente, na preservação da saúde e da vida das pessoas”, destaca.
Leia mais: Confira os números da covid-19 no Brasil e no mundo
No fim de semana, Bolsonaro sugeriu que uma mudança na metodologia da divulgação dos dados seria o “melhor para o Brasil”. Bozzella, contudo, discorda. “Se o governo tem um método autoritário, se tem um método de camuflar para preservar seus interesses pessoais, tudo o que for para contrapor e defender a vida das pessoas e o princípio constitucional da transparência, da moralidade e da impessoalidade, eu sou a favor”, frisa.
Politiqueiro de baixo nível.
Balela todos sabemos, vamos colocar como exemplo urnas “eletrônicas”, uma pequena porcentagem do povo votando na legenda do atual presidente ao invés do voto ir para o mesmo ia para outro candidato do “partido dos trabalhadores” aconteceu com várias pessoas na minha localidade. Fecharam os olhos para isso não é diferente com covid e assim por diante, para se manterem nas fraudes acusam o próximo do que fazem, manipulando o povo do jeito que querem.
Rodrigo maia cobrando transparencia? Foi a piada do ano.