O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não deveria ir a julgamento no Supremo. Marco Aurélio explicou que depois de deixar o cargo de presidente da República, Bolsonaro se tornou um cidadão comum. Assim, portanto, deveria ir para análise na primeira instância, o que lhe garantiria chances de recurso.
“O STF julga ações contra ex-deputados federais, contra ex-senadores, contra ex-ministro do Estado, ex-ministro do próprio Supremo, ex-procuradores da República? Não! Por que seria competente para julgar um ex-presidente? O julgamento de Bolsonaro deveria ser na primeira instância, como também os inquéritos e as ações alusivas àqueles que participaram dos episódios de 8 de janeiro, cidadãos comuns”, disse Mello em entrevista à revista Veja, nesta sexta-feira, 21, conforme reprodução do jornal Gazeta do Povo.
Mello: “A cidadania foi embora”
“O devido processo legal, o princípio do juiz natural, ficam prejudicados e a pessoa não tem direito a um recurso, a interposição de um recurso para outra instância, uma instância de revisão. A cidadania vai embora com isso”, afirmou Mello. O ex-ministro explicou que “a Constituição delimita a competência. É o que está na Constituição e nada mais. A competência do Supremo não se revela aí”.
Em 2024, a defesa do senador Zequinha Marinho (Podemos/PA) solicitou ao STF um habeas corpus. No caso, “ele respondia à acusação de ‘rachadinha’” quando ainda era deputado federal. Os ministros do STF, no entanto, entenderam que o foro deveria manter-se quando os crimes em denúncia ocorressem durante o mandato parlamentar, e têm relação com o mandato”.
Mello lembrou ainda que, em 2017, “o ministro Luís Roberto Barroso deu origem a uma preliminar no sentido de enxugar a competência do Supremo para limitar ainda mais, exigindo que o ato tivesse sido praticado no exercício e com ligação com o mandato”.
O ex-ministro diz então: “Um deputado federal, por exemplo, que se envolva num sinistro de cargo, não seria julgado. Eu me lembro que eu nunca fui de antecipar voto na bancada, eu esperava a minha vez de votar. Naquela ocasião, o ministro Alexandre Moraes pediu vistas e eu antecipei para aderir. Agora mudaram tudo. Quer dizer, não mudou o direito, mas mudou a concepção sobre o direito”.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
Julgado por que motivo ? Seu bobalhão libertador de traficante.
Qualquer primeiranista de direto tem a mesma opinião do ministro Marco Aurélio por óbvio mas esquecem que DITADURAS e DITADORES não tem qualquer moral ou ética e seu medo se transforma em arrogância e prepotência e sua esquizofrenia só pensa em massacrar seus adversários e este é o objetivo destes canalhas que mostram tanto poder mas sequer podem sair ás ruas sem ser constrangidos pelo povo masacrado, suas vítimas, entendo que alguns de nós teremos talvez de dar a vida pela pátria, uns já deram no calabouço da Papuda, no entanto Bolsonaro pode, se coragem tiver, dar um xeque-mate nesta ditadura criminosa, basta quado marcarem seu fatal julgamento para trucidamento pedir asilo aos EUA ou Itália já que descendente chamaria atenção do mundo para a tragédia brasileira com povo esmagado por criminosos psicopatas capazes de tudo, seria a pá de cal e o caminho aberto para livramo-nos desta escória pelas urnas pois certamente a nação estará em polvorosa … terá tutano para tanto? A meu ver NÃO terá.
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Se fosse uma democracia sim ,porém estamos num estado Extremistas de esquerda
Gozado, quando estava no cargo não bradava para moralizar a casa. Até concordo com o que ele diz, mas deveria ter lutado quando tinha poder. Agora é só mimim!
O Bolsonaro é antes de tudo um frouxo e um burro. Tentou dar um golpe e se Lascou.
🚨🌈💩as putinhas de esquerda, golpe, genocídio,fascismo ,atentar contra estado democrático de direito,chupa a minha pica .
Esse papinho de maconheiro de universidade já deu
Décio … uma diatdura criminosa e assassina (há inocentes mortos na Papuda) e canalhas se ufanam, vá ver lambendo alguam sobr, a dos ditadores a quem arriam o rabo servil, gente como bocê tão psicopata quanto nãpo tem capacidade de ver a escravidão que suas mebtes insanas está submetida … vai um cafezinho ou uma PICANHAzinha rabo arriba mané ???