publicidade
Política

Bolsonaro esclarece denúncia sobre joias

Ex-presidente disse que os bens seriam incorporados ao patrimônio público

Bolsonaro Esclarece Denúncia Joias
Bolsonaro disse que não cometeu nenhuma ilegalidade | Foto: Divulgação/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a se manifestar sobre a denúncia de que a Arábia Saudita teria enviado joias para uso pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. No domingo 5, em entrevista ao SBT, o ex-chefe do Executivo alegou que está sendo crucificado por algo que não recebeu.

Receba nossas atualizações

“Alguns jornais, de forma maldosa, disseram que tentei trazer joias ilegais para o Brasil”, disse Bolsonaro. “Isso não existe.”

O ex-presidente disse que não enviou nenhum avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para buscar as joias. “Nunca abusei de autoridade com ninguém”, salientou. “Nunca paguei um pastel com o cartão corporativo. Posso mostrar agora o extrato de 48 meses. Não dá para me comparar com Lula.”

Relacionadas

“Nunca pratiquei ilegalidade”

No sábado 4, Bolsonaro disse que não cometeu nenhuma ilegalidade nesse caso. “Veja o meu cartão corporativo pessoal. Nunca saquei, nem paguei nenhum centavo”, afirmou.

Conforme mostrou Oeste, os sauditas enviaram um colar, um anel, um relógio e um par de brincos de diamantes, avaliados em cerca de R$ 20 milhões, ao governo. O então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, recebeu as joias.

As explicações de Albuquerque e Wajngarten

Ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos (SP), em 26 de outubro de 2021, um dos assessores de Albuquerque foi impedido de levar os presentes, visto que os valores ultrapassavam US$ 1 mil. A Receita Federal (RF) obriga que os brasileiros declarem ao Fisco qualquer bem cujo valor seja superior a essa quantia.

Albuquerque disse que teve conhecimento dos presentes apenas ao chegar ao aeroporto. Até então, a caixa com os objetos estava lacrada. Nem mesmo as autoridades da Arábia Saudita disseram o que havia nos pacotes, conforme o ex-ministro de Minas e Energia. Por causa da exigência de pagamento de imposto de importação e multa, os itens ficaram retidos na RF.

Um documento divulgado pelo ex-secretário Fabio Wajngarten mostra, por exemplo, um agradecimento de Albuquerque à Arábia Saudita. No texto, o militar afirma que os objetos seriam “incorporados ao acervo oficial brasileiro”.

Leia mais sobre:

17 comentários
  1. IMP
    IMP

    As focas socialistas comunistas querem esconder que o Brasil tem um corrupto e ladrao como Presidente da Republica, acusando o Pres Rep Jair Bolsonaro de corrupçao. NINGUEM IRAR CONSEGUIR LIMPAR O PASSADO DO SR LULA, BASTA ASSISTIR A DELAÇAO PREMIADA DO CORRUPTO PALLOCI.

    1. Rodrigo
      Rodrigo

      A cegueira coletiva de muitos, comparável ao nazismo alemão, em estado de seita, fez com que somente Lula ficasse no foco como O BANDIDO. Imensa e efetiva curtina de fumaça!!. Estratégia, apontar o dedo para o outro para não notarem nele os desvios da moral e honestidade. Os ignorantes se deixaram enganar que não havia mais outros bandidos a solta na nova “politicalha” governista, mas havia um outro, forte, novo no posto mas velho na vida política. E esse, também mentindo, furtando e enganando a todos, agora ao vivo e à cores, lá de cima para todos verem. O senhor, NÃO FOI EU, sempre era e foi o outro. O senhor família, de 3 casamentos, fraquejado em um dos filhos, filha. O cara que “comia” gente com as verbas de gabinete, das rachadinhas, dos funcionários fantasmas, dos imóveis milhonários comprados em dinheiro vivo, quem faz isso?!?. O cristão que apoia armar o cidadão, de bem??, e nesse sentido CONFESSA que nossa segurança pública é um fracasso total. Um santo, um coitado mal interpretado. Esse era o governante das boiadas passando, da cloroquina sem licitação, das bíblias “fotogênicas”. Do avião da FAB cheio de cocaína. Do orçamento secreto. Da Covaxin a $1,00. Dos tratores ultra faturados, da CODEVASF. Dos garimpos clandestinos explorando em terras de preservação e agora, das joias que ninguém “casal Bolsonaro” sabia que existia, mas que até o último dia do desgoverno anterior, movimentou o braço direito do presidente, ministros diversos, Itamaraty e tantos outros de forma não protocolar. Se o tal presente já teria o devido destino, o acervo do Estado, porque não passou pela mala diplomática, porque não foi declarado na alfândega, porque estava na bagagem de um assessor, porque essa correria toda envolvendo Pastas e pessoas que até forçavam a entrega de algo que ficará para o Estado, no apagar das luzes?. Porque tudo foi tão atabalhoado?. Porque um presente de tamanho valor estranhamente logo após a venda de uma refinaria da Petrobras para um grupo Árabe?. Mas, como os ignorantes não querem enxergar, sempre haverá defensor para tudo isso. Para eles, tudo não passa de coinscidências e mentiras inventadas pela esquerda comunista.

  2. Christian
    Christian

    Estou curioso para saber quem foi que avaliou as joias. Pela minha experiência, jamais valeriam 20 milhões de reais ou seja 4 milhões de Dólares.
    Deve ser um avaliado da Folha, do Estadão ou do UOL.

    1. Anísio Silva Horta
      Anísio Silva Horta

      OUTRO PTISTA INFILTRADO ,MAL CARÁTER IGUAL AOS OUTROS PTISTAS. COM ELES A FAMOSA FRASE NAO FALHA: ACUSE-OS DO QUE VC FAZ.Va para a Pu tá que par iu, ptista mal caráter !!!

    2. Moura
      Moura

      E por acaso esse é um deputado que ficou 28 anos na Câmara e nunca teve um processo por corrupçao. Daí ele virou presidente que a visibilidade é incomparável e resolveu q agora ia se corrupto?
      Meu caro, resolva o problema com tua consciência por ser apoiador de um ladrão. Não tente amenizar isso com falácias.
      Se um dia realmente houver um motivo para cobrarmos condenar o Bolsonaro, deixe q aqueles que tem moral para cobrar os contarão. Aos q não tem moral para isso só resta torcer para q esse dia chegue.

  3. RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS
    RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS

    O fato de as joias terem sido apreendidas pela Receita Federal do Brasil (RFB) não impede, de forma alguma, que esses objetos fossem incorporados ao Acervo do Patrimônio Público da União. A reportagem não elucidou se o ex-ministro Bento Albuquerque teria ou não dito à RFB para incorporar as joias ao Acervo do Património Público da União. Até e este momento, eu, economista e cidadão, não vejo qualquer crime cometido pelo casal Bolsonaro. Na entrevista do ex-presidente da República ao SBT, ele afirma que nunca recebeu joia alguma. Nem ele e nem a ex-primeira dama Michelle tiveram algum contato com as joias em solo brasileiro. Peço, gentilmente, a algum advogado que me corrija. Já atentarmos o 3° (terceiro) mês de governo Lula e não se vê nada, absolutamente, nada. Só se vê perseguição ao governo anterior e ao casal Bolsonaro.

  4. Alessandro Nogueira Silva
    Alessandro Nogueira Silva

    “Estória” muito mal explicada para boi dormir, para vaca dormir, para bezerro dormir. Espero realmente, pelo bem do país, que esse sujeito seja declarado inelegível porque ele realmente conseguiu reunir fanáticos em volta de si. Já vimos este filme ruim antes, o personagem é que era outro, um sapo barbudo mitômano ex-presidiário. #sergiomoro26

    1. Debora Santos
      Debora Santos

      Alessandro, então vc não gosta dele, daí o que contaram de ruim é verdade, e a Revista Oeste mente…mas se contassem algo bom, vc diria a mentira. O ódio cega e impede o raciocínio.

      1. Eduardo Alcantara Duque da Silva
        Eduardo Alcantara Duque da Silva

        Para mim não tem perdão caso se demonstre que ele tentou dar carteira para ficar com as jóias para si, não coloco minha mão no fogo por ninguém, espero que ele não tenha tentado fazer lulisse

    2. Paulo Maluche
      Paulo Maluche

      A esquerda toda preocupada com Bolsonaro, esquecem o PSDB, Alckmin e o Centrão. Já existe um candidato pra próxima eleição, imbatível, Tarcísio, governador de São Paulo.

    3. Regina Semerene Farah
      Regina Semerene Farah

      Não, você é burro, cara… Como você é burro, que loucura…

  5. Gustavo Fonseca
    Gustavo Fonseca

    Acredite quem quiser, se tivesse sido incorporado ao estado brasileiro não estaria retido pela receita…

    1. Julio José Pinto Eira Velha
      Julio José Pinto Eira Velha

      Pode crer, todos o assinantes da oeste vão acreditar em sua narrativa, não na verdade, deixa de ser ridículo, sósia da Miriam leitoa.

      1. Debora Santos
        Debora Santos

        Julio , não é o que vc quer , então é mentira…puxa, a Revista Oeste então te decepcionou vc , que dó. Seja mais esperto e use a lógica.

  6. Dercio Conceicao
    Dercio Conceicao

    18 acusações de escândalos de corrupção contra JB que foram simples narrativas da imprensa marron:

    1 – Rachadinhas
    2 – Funcionários fantasmas
    3 – Associação com milícias
    4 – Os cheques de Queiroz à Michelle Bolsonaro no valor total de R$ 89 mil
    5 – Bolsonaros dando uma forcinha para esconder Queiroz
    6 – Ministro do Meio Ambiente investigado por envolvimento em contrabando de madeira ilegal
    7 – Vacinas
    8 – Ministro da Educação envolvido em caso de propina com pastores
    9 – Interferências na Polícia Federal
    10 – Tratores e equipamentos agrícolas superfaturados
    11 – Empresas do chefe da Secom fecharam contratos com o governo federal
    12 – Ônibus escolares com sobrepreço
    13 – Bolsolão do lixo
    14 – Orçamento Secreto
    15 – Sigilos de 100 anos
    16 – Mansão do Flávio Bolsonaro
    17 – 51 imóveis em dinheiro vivo
    18 – Contrabando de joias

    1. Rodrigo
      Rodrigo

      Todas são verídicas meu caro, por isso falamos tanto em aparelhamento do Estado, é o Sistema. Além do mais, o Brasil carece de velocidade processual. Vários estão respondendo pelos crimes nesses episódios mas como sabemos, a morosidade da justiça aliada aos favores políticos, do Sistema, julga e condena apenas os não apadrinhados. A questão aqui não é sobre direta ou esquerda, a questão aqui é o banditismo das pessoas, o mal caratismo que é comum entre tantos políticos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade