Jair Bolsonaro está em recuperação satisfatória e “dentro do esperado”, depois de passar por duas cirurgias no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. A informação foi divulgada por meio de um boletim médico da unidade nesta quarta-feira, 12.
Bolsonaro passou por uma cirurgia para corrigir uma hérnia de hiato e outra para tratar um desvio de septo no hospital localizado na zona sul da capital paulista.
“O ex-presidente Jair Bolsonaro segue em recuperação satisfatória e dentro do esperado, com exames nos padrões de normalidade e sinais vitais adequados”, diz a nota.
Bolsonaro realizou ao menos seis cirurgias desde 2018, algumas delas diretamente ligadas à facada no abdômen, que sofreu enquanto fazia campanha na cidade mineira de Juiz de Fora, no mesmo ano.
Bolsonaro tem sangramento nasal depois de cirurgias

Apesar de estar se recuperando bem, Bolsonaro está com um “discreto sangramento nasal” depois das cirurgias, segundo a nota. Os médicos dizem que estão “sendo feitas instilações nasais para alívio”, de modo que ele tenha mais facilidade para respirar e conversar.
O ex-presidente também está com “incômodo parcial em orofaringe”, e iniciou uma dieta líquida e fria.“Do ponto de vista abdominal, o ex-presidente possui trânsito intestinal preservado, sem nenhum sinal clínico de suboclusão intestinal”, diz ainda o boletim.
Segundo os médicos da equipe de gastroenterologia e otorrinolaringologia do Hospital Vila Nova Star, será reavaliado se Bolsonaro vai precisar de nova intervenção cirúrgica.
Leia também
A nota foi assinada pelos médicos Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura, Sergio Salomão Abdala Carui e Pedro Henrique Loretti.
O ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro, Fabio Wajngarten, disse que as duas cirurgias foram bem-sucedidas por meio do X (antigo Twitter), na terça-feira 12.
Na segunda-feira 11, Bolsonaro disse à agência Reuters que, se tudo corresse como esperado depois das cirurgias, ele deveria receber alta hospitalar na quinta-feira 14.
Estamos torcendo para sua recuperação.
🙏