publicidade
Política

Lewandowski recua e decide divulgar cartão de vacina

Ministro tomou 6 doses do imunizante contra a covid-19

Ricardo Lewandowski: proposta é de disciplinar o uso de armas de fogo e instrumentos não letais | Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Ministro negou acesso a outros dados de vacinação | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, decidiu tornar público seu cartão de vacina. Isso ocorreu na tarde desta segunda-feira, 24, horas depois de o portal Metrópoles informar que o magistrado havia imposto sigilo de cem anos no documento.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

No documento enviado por Lewandowski ao Metrópoles, é possível ver que o ministro recebeu duas doses da vacina chinesa Sinovac/Butantan em 2021. Depois, tomou mais quatro reforços da norte-americana Pfizer, entre 2021 e 2024. Veja:

Certificado de vacinação de Lewandowski
Ministro da Justiça enviou documento a jornalista | Foto: Reprodução/Metrópoles

Nísia Trindade não tomou todas as doses

Já a ministra da Saúde, Nísia Trindade, não tomou todas as doses recomendadas para a idade dela. De acordo com a determinação da própria ministra, no documento “Estratégia de Vacinação Contra a Covid-19”, publicado no ano passado, pessoas a partir de 60 anos devem receber uma dose a cada seis meses.

Leia mais: “Nísia Trindade não recebeu todas as doses da vacina contra a Covid”

Registros também obtidos pelo Metrópoles mostram que Nísia tomou um reforço em fevereiro de 2024, mas não recebeu a dose seguinte, prevista para agosto do mesmo ano. O ministério confirmou que a ministra tomou seis doses, mas não completou o reforço em 2023.

Lewandowski divulgou certificado da vacina do covid, mas omitiu restante dos dados

O ministro adotou a mesma medida do ex-presidente Jair Bolsonaro e impôs sigilo de cem anos sobre seus registros de imunização, incluindo vacinas além da covid.

O Metrópoles havia solicitado o cartão de vacinas por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). O Ministério da Justiça negou o pedido, ao alegar que se tratava de informações pessoais.

“Entende-se que a solicitação em questão não pode ser atendida, uma vez que os dados solicitados referem-se à saúde e estão vinculados a uma pessoa natural, configurando-se como dados pessoais sensíveis”, escreveu o ouvidor-geral do MJSP, Sergio Gomes Velloso, em decisão referendada pelo próprio Lewandowski em 10 de fevereiro.

Leia mais: “Estudo mostra síndrome rara depois de vacinação contra covid-19″

Embora o certificado de vacinação contra a covid tenha sido divulgado, os registros de outras vacinas, como a da dengue, permanecem sob sigilo.

Leia também:

1 comentário
  1. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    E aí, gado Leo Saraiva, dá pra zoar do véio arregão com emojis fajutos?…

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.