O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou uma série de visitas a cidades brasileiras nesta semana, com o objetivo de apoiar candidatos do Partido Liberal (PL) no segundo turno das eleições municipais. Considerado um dos principais cabos eleitorais da legenda, Bolsonaro busca angariar votos em cinco cidades estratégicas.
A agenda de Bolsonaro inclui as seguintes cidades: nesta segunda-feira, 14, ele estará em Cuiabá, Mato Grosso, apoiando Abílio Brunini (PL). Na terça-feira 15, a visita será em Manaus, Amazonas, em apoio a Capitão Alberto Neto (PL). Na quarta-feira 16, Bolsonaro estará em Santarém, Pará, ao lado de JK do Povão (PL).
Na quinta-feira 17, o ex-presidente segue para João Pessoa, Paraíba, onde dará apoio a Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde. A série de visitas termina no sábado 19, em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde Bolsonaro apoiará Bruno Engler (PL).
Bolsonaro deve visitar outros municípios ao longo do mês
Em 27 de outubro, 23 integrantes do PL vão disputar o segundo turno. Bolsonaro já percorreu pelo menos 143 cidades em 2024. Ele reforça, assim, sua posição como principal cabo eleitoral da sigla. Ex-presidente da República, ele é o presidente de honra da legenda.
As ações fazem parte da estratégia do PL para fortalecer suas candidaturas nas eleições municipais. No primeiro turno, o PL conseguiu eleger dez prefeitos no grupo G103, que reúne cidades com mais de 200 mil eleitores.
Esse resultado já é o melhor da legenda desde 2000. O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro têm candidatos concorrendo em 18 cidades.
Desde 20 de julho de 2024, o ex-presidente visitou 95 municípios e declarou apoio a 89 candidatos. Desse total, 26 dos apoiados por ele já foram eleitos no primeiro turno, enquanto 18 disputarão o segundo turno — e 45 acabaram derrotados.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste