Os presidentes dos três Poderes da República se reúnem nesta quarta-feira, 14, para um encontro no Supremo Tribunal Federal (STF), às 11h. Jair Bolsonaro (Executivo), Arthur Lira (Câmara), Rodrigo Pacheco (Senado) e Luiz Fux (STF) devem discutir os mais recentes desentendimentos entre as instituições. Segundo Fux, que convidou os demais representantes, o objetivo é “combinar balizas sólidas para a democracia”.
Recentemente, o Judiciário tem se articulado para derrubar a proposta de emenda à Constituição que trata da impressão do comprovante do voto. Em razão disso, o presidente Jair Bolsonaro tem se desentendido com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso. Ambos trocaram farpas. Barroso sustenta que o software das urnas eletrônicas é 100% seguro, enquanto Bolsonaro pede mais transparência.
Leia também: “O que você precisa saber sobre o voto impresso”, reportagem publicada na Edição 54 da Revista Oeste
Enquanto o STF interferir nos demais poderes haverá sempre um risco à democracia. O maior risco ao estado democrático de direito hoje no Brasil hoje é o ativismo político dos ministros do STF.
Minha impressão é que o Fuck’s sentiu a pressão da sociedade em cima do stf e resolveu botar panos quentes. O que se espera dele: a) soltar Daniel Silveira; b) acabar com o inquérito f-d-m; c) prender Alexandre; d)voto auditável; e) parar de dar pitaco no legislativo e executivo.
Se ele cumprir pelo menos 2 desses itens, começa-se a acreditar em seus bons propósitos. Do contrário, só vai revirar mais ainda a bosta que estão fazendo.