O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, 20, ter conversado com o presidente do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, sobre uma possível prioridade à Petrobras na exploração de petróleo no país.
Bolsonaro faz uma viagem de dois dias ao Suriname e à Guiana, com foco nas recentes descobertas de grandes reservas de petróleo nos países vizinhos.
Relacionadas
“Temos a oferecer ao país nossa expertise na prospecção de petróleo e por isso trouxemos o ministro das Minas e Energia”, disse Bolsonaro em uma declaração conjunta à imprensa.
“Eu cumprimento e agradeço o que conversamos há pouco, na possível prioridade para que o país, através da Petrobras, venha a colaborar na prospecção de petróleo e gás”, concluiu.
Bolsonaro chegou durante a manhã a Paramaribo, capital do Suriname, onde foi recebido com honras de chefe de Estado e de Governo.
Os dois presidentes assinaram uma declaração conjunta que detalha os principais acordos e tratados assinados durante a visita. Sobre isso, o chefe de Estado surinamês mencionou longa parceria bilateral entre as nações e destacou os principais pontos tratados durante o encontro.
“Estou convencido de que nossa cooperação no futuro em várias áreas, entre ela comércio, investimentos energia, incluindo petróleo e gás, segurança, defesa, bem como assuntos migratórios e consulares, com certeza renderão resultados concretos em benefício mútuo”, disse o presidente do Suriname.
É primeira visita de um chefe de Estado brasileiro ao Suriname desde 2005. Amanhã, Bolsonaro fará uma visita à capital da Guiana, Georgetown. A previsão é que ele retorne ao Brasil em seguida.
Com informações da Agência Brasil
Parabéns Presidente Bolsonaro!!!!
Ótima ligação com um país vizinho e que pode ser grande parceiro!!!
Suriname é estratégico na geopolítica do Caribe e Norte do Brasil. O petróleo de lá é cobiçado por Cuba (a ilha parasita) e pela Venezuela (que sustenta Cuba) para ampliar suas reservas. Enquanto o Brasil oferece ajuda para explorar, a Venezuela socialista quer invadir e se apossar.
Isso aí não tem virus nem malware não? Vê lá, ein…
Com certeza é cilada para pegar curiosos. O nome é de mulher, mas pesquisando o assunto, descobre-se que é uma armadilha com temática gay. A Revista Oeste não deveria aceitar esse tipo de post que não tem nada a ver com “debate saudável de ideias”. Contamina o ambiente e o torna perigoso para os leitores.
Boas notícias!!!