Evento acontece em 2021 no Reino Unido
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira, 3, que enviará o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para a Conferência do Clima (COP-26), remarcada para 2021 em razão da pandemia.
Salles e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participaram da transmissão semanal feita pelo presidente via redes sociais.
“Vamos lá para a COP-26, direto do Reino Unido, defender os interesses do país”, respondeu Salles.
Ao avisar que escolheu o chefe da pasta para representar o país na conferência mundial, o presidente demonstrou apoio a Ricardo Salles, que tem sofrido pressões internas e externas.
Leia mais: O CUSTO E O VALOR DE SER ‘CONTRARIADOR’, na edição desta semana da Revista Oeste
O anúncio também elimina expectativas de que a eleição de Joe Biden, nos Estados Unidos, poderia forçar o governo brasileiro a trocar o chefe da área ambiental. Na campanha, Biden chegou a sugerir sanções ao Brasil caso a devastação não fosse contida.
Na transmissão desta quinta-feira, Jair Bolsonaro reafirmou ter interesse na preservação da Amazônia e que o governo está disposto a cooperar. Ricardo Salles, por sua vez, cobrou que as iniciativas de atores externos não fiquem restritas a críticas e discursos.
“Essa cooperação tem que ser em termos concretos. A gente até discute, ouve os discursos, mas tem que ter recurso em cima da mesa. O grupo, os países, iniciativas… (tem que) colocar recursos para nos ajudar. Só crítica de graça não adianta. Tem que vir recurso também”, afirmou.
Com informações do Estadão Conteúdo
Ótima escolha.