publicidade
Política

Governo entra na mira do Senado por fraude com inclusão de venezuelanos em programa social

Senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) cobra explicações sobre prejuízos causados por esquema criminoso que envolve imigrantes

Senador exige explicações do governo sobre fraudes no BPC envolvendo migrantes | Foto: Carlos Moura/Agência Senado
Senador Mecias de Jesus exige explicações do governo sobre fraudes no BPC envolvendo migrantes | Foto: Carlos Moura/Agência Senado

A Operação Ataktos, deflagrada pela Polícia Federal em Roraima, revelou fraudes que envolvem imigrantes ilegais no Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é voltado às pessoas com algum tipo de deficiência. Diante disso, o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) pediu esclarecimentos do governo federal. Ele protocolou dois requerimentos em que exige respostas imediatas sobre os esquemas fraudulentos e as falhas nos controles de imigração.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Boa Vista, Bonfim e Cantá, que resultaram na prisão de 14 pessoas investigadas, incluindo servidores públicos e um médico. As investigações revelaram a atuação de um grupo criminoso especializado em obter o benefício de forma ilícita.

Ação do Senado: Mecias exige respostas do Ministério da Previdência

Primeiramente, o senador enviou requerimento ao ministro da Previdência, Wolney Queiroz.

Neste requerimento, Mecias cobra informações sobre a quantidade de benefícios fraudulentos, o prejuízo aos cofres públicos e os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) investigados ou afastados.

Além disso, o parlamentar pediu detalhes sobre auditorias em andamento e ações disciplinares. Em resumo, Mecias quer saber o que o governo está fazendo para evitar novas fraudes.

Cobrança sobre segurança no BPC e controle sobre imigração

Em seguida, o parlamentar questiona o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Ele pede explicações sobre os procedimentos adotados pela Polícia Federal nas fronteiras.

Mecias de Jesus (Republicanos-RR) apresentou o Projeto de Lei
Senador questiona o governo sobre a concessão irregular do BPC a imigrantes, com fraudes que geraram danos aos cofres públicos | Foto: Divulgação/Assessoria de Mecias

Especificamente, ele quer saber se há coleta biométrica, verificação de documentos e integração com bancos de dados internacionais. Além disso, exige informações sobre investigações contra redes criminosas envolvidas em falsificação de documentos e tráfico de pessoas.

Outra preocupação do senador é a verificação de documentos de mulheres e crianças sem identificação. Por fim, ele questiona a cooperação internacional para validar essas informações.

As fraudes já causaram prejuízos de R$ 9 milhões, afetando tanto os cofres públicos quanto a credibilidade da Previdência Social e do INSS.

“Essas fraudes não afetam apenas os cofres públicos”, disse o parlamentar. “Mas prejudicam os brasileiros que realmente necessitam de assistência. Por isso, o governo precisa agir com firmeza para separar o imigrante vulnerável do criminoso oportunista.”

Ambos os requerimentos foram protocolados nesta terça-feira,10, e aguardam respostas formais.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.