O atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), pode ser reeleito no primeiro turno das eleições municipais de 6 de outubro, indica levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 1º.
Conforme a pesquisa, Reis, cuja aprovação no governo municipal quase chega a 80%, tem 74% das intenções de voto. O segundo colocado, Geraldo Júnior (MDB), tem 7,4% dos votos, segundo a pesquisa.
Veja os números da pesquisa em Salvador:
- Bruno Reis (União): 74%
- Geraldo Júnior (MDB): 7,4%
- Kleber Rosa (Psol): 3,5%
- Eslane Paixão (UP): 1,3%
- Victor Marinho (PSTU): 0,9%
- Silvano Alves (PCO): 0,8%
- Giovani Damico (PCB): 0,4%
- Não sabe/não respondeu: 4,3%
- Nenhum/branco/nulo: 7,6%
Bruno Reis tenta um segundo mandato. O porcentual de pessoas que aprovam o seu governo chega a 79,1%. Dos entrevistados, 17,3% disseram reprovar a administração dele.
Quanto à avaliação da gestão, 57,7% acham o governo de Reis bom ou ótimo; 29,3%, regular; e 11,4% disseram que a administração é ruim ou péssima.
Quarto maior colégio eleitoral do Brasil, Salvador tem mais de 1,9 milhão de eleitores e, portanto, pode ter segundo turno, mas apenas se o primeiro colocado não atingir 50% dos votos válidos mais um.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Bruno Reis tem menor em Salvador
O levantamento também perguntou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. O mais rejeitado foi Geraldo Júnior (MDB), com 46%; Bruno Reis teve o menor índice de rejeição: 14,8%.
Veja os números da rejeição
- Geraldo Júnior (MDB): 46%
- Kleber Rosa (Psol): 24,5%
- Victor Marinho (PSTU): 19,5%
- Eslane Paixão (UP): 19,1%
- Giovani Damico (PCB): 16,8%
- Silvano Alves (PCO): 16,6%
- Bruno Reis (União): 14,8%
- Não sabe/não respondeu: 13%
- Poderia votar em todos: 7,2%
Dados da pesquisa
A pesquisa em Salvador está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00014/2024 para o cargo de prefeito.
As entrevistas, com 800 eleitores, foram realizadas entre 27 e 30 de setembro. Essa amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 3,5 pontos porcentuais para os resultados gerais, informou o Paraná Pesquisas.
A direita soteropolitanos está tendo que ENGOLIR essa pois através do João Roma, Ex-UB o PL não colocou nenhum candidato. UB através do antecessor do Bruno Reis, que foi o ACM Neto, chegou até a fechar as praias da Capital baiana durante a Pandemia. Quem sabe sabe, que o seu avô era mui amigo do Fidel Castro, a ponto dele vir à cidade somente para comer a comida baiana na casa do ACM. Acreditemos. A BA continua “lascada” de todo modo.
( Um dos maiores problemas da cidade além da questão da segurança, educação e saúde que todos já sabem, é a poluição sonora que é da competência da Prefeitura que a UB já se apodera há a anos, Solução ZERO. Sempre foi assim.)