O interesse pelo termo “isolamento vertical” aumentou em todo o país, não só nos estados mais afetados pelo coronavírus
Depois que o presidente Jair Bolsonaro falou em “isolamento vertical” para enfrentar a pandemia de coronavírus, as buscas pelo termo tiveram um pico na internet.
De acordo com auxiliares diretos do presidente com os quais Oeste conversou na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro vem ganhando a guerra narrativa sobre as fórmulas de combate ao coronavírus no Brasil.
E isso se traduz no interesse pelas buscas na internet.
Na quarta-feira passada, 25, um dia após o pronunciamento do presidente em rede nacional, o Google Trends registrou que a busca pelo termo “isolamento vertical” foi 4 vezes maior do que por “isolamento horizontal”. Pelo aumento no número de pesquisas, percebe-se um interesse maior da população em conhecer uma proposta intermediária apresentada pelo presidente que equacione a proteção de vidas humanas com a minoração das perdas econômicas.
Entenda a diferença – Qual a diferença entre o isolamento horizontal e o vertical?
O estado de São Paulo, o mais afetado pela crise do coronavírus, registrou nos últimos sete dias 91% das buscas sobre isolamento vertical e apenas 9% sobre isolamento horizontal.
Estados da região norte e nordeste, ainda que com menos registros de casos, também apresentaram interesse pelo termo, com registro de mais de 80% de buscas por “isolamento vertical” em comparação com “isolamento horizontal”.
Ao longo dos últimos dias, o uso da expressão também disparou nas redes sociais.
Políticos e empresários têm usado o termo tanto para criticar, quanto para defender o presidente Jair Bolsonaro.
Quero ver Eduardo, Flávio, Carlos, Gil Diniz, Douglas Garcia, Carla Zambelli e cia, distribuindo cestas básicas nas comunidades! Eles não estão no grupo de risco, defendem isolamento vertical! Bora provar que é só uma gripezinha! Ficar no computador chamando carreata é fácil!
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) March 29, 2020
No momento vivemos em um isolamento horizontal, que é quando a população é aconselhada a evitar aglomerações. Mas, a partir de agora, o @minsaude está estudando o isolamento vertical/seletivo. Que é manter recluso somente idosos e pessoas com doenças crônicas. Sou a favor e você? pic.twitter.com/52Iu47UmFE
— Luciano Hang (@luciano_hang) March 27, 2020