Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) classificou a eleição da chapa do novo presidente do partido, o empresário e advogado Antônio Rueda, como um “marco zero” na legenda.
“Hoje, nós temos um partido estruturado, com novo diretório, com a nova executiva, com presidente, vice-presidente, secretário, toda a estrutura para poder mostrar que esse partido, com a maior bancada, com a terceira maior bancada dentro da Câmara dos Deputados, também com sete senadores, quatro governadores, milhares de vereadores, prefeitos e deputados estaduais, vai mostrar a sua força”, disse Caiado ao final da eleição. “Prestem atenção, hein? Agora é o marco zero do União Brasil. Começamos o jogo agora e vocês vão ver o peso e a competência desse partido daqui para frente.”
Rueda ganhou a eleição com 30 votos e com o apoio da maioria do partido, incluindo líderes partidários. Ele enfrentou embates com o atual mandatário da legenda, Luciano Bivar (PE), que tentou adiar o pleito de hoje. A executiva do partido reagiu à ofensiva de Bivar e realizou o pleito.
A Oeste, Bivar disse não reconhecer a eleição e indicou que judicializaria a questão. “A convenção foi cancelada”, disse Bivar. “Fizeram uma convenção, entre aspas, a arrepio do estatuto, então preciso aguardar alguma coisa concreta. Não tenho nenhum conhecimento oficial. Se tentarem registrar a ata, é claro que a gente vai judicializar.”
Depois do pleito, Rueda afirmou que a vitória se tratava de um “exemplo da democracia”. A chapa, que tem o ex-prefeito de Salvador ACM Neto como vice-presidente, só tomará posse em junho deste ano. Até lá, Bivar continua como presidente do União Brasil.
O pleito contou com a participação do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; líder do partido no Senado, Efraim Filho (PB); prefeito de Salvador, Bruno Reis; governador do Amazonas, Wilson Lima; entre outros. Durante os pronunciamentos oficiais, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, apareceu para felicitar o novo mandatário.
Caiado 26
Sim, a continuação do zero, à esquerda.