publicidade
Política

Câmara aprova a criação de estatal subordinada a outra estatal

A nova empresa pública funcionará como uma subsidiária da NAV Brasil

Palácio do Congresso Nacional, onde fica a Câmara dos Deputados e o Senado. Políticos criticaram decisão recente de Moraes
Palácio do Congresso Nacional, onde fica a Câmara dos Deputados brasileira | Foto: Rodolfo Stuckert/Acervo Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 27, o projeto de lei que permite a criação da Alada. Essa estatal será responsável pela exploração econômica da infraestrutura e da navegação aeroespaciais.

Com a aprovação, o texto segue para análise no Senado. A Alada funcionará como uma subsidiária da NAV Brasil, estatal criada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A NAV Brasil administra, opera e explora, tanto industrial quanto comercialmente, a infraestrutura aeronáutica destinada aos serviços de navegação aérea.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O projeto que propõe a criação da Alada foi apresentado pelo Poder Executivo. Posteriormente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a proposta, em 3 de outubro. Na ocasião, o governo destacou que a nova estatal terá a responsabilidade de executar projetos e atividades de suporte ao controle do espaço aéreo.

Além disso, segundo o Palácio do Planalto, a medida busca reduzir a dependência do Brasil em relação a fornecedores internacionais. Essa necessidade torna-se especialmente relevante em materiais ligados a tecnologias sensíveis, os quais enfrentam restrições de exportação impostas por critérios políticos de países fabricantes.

O texto aprovado pela Câmara autoriza a União a exercer controle direto na nova estatal

Por outro lado, o texto aprovado autoriza a União a exercer controle direto sobre a nova subsidiária. Esse controle será viabilizado pela transferência integral das ações da NAV Brasil. O deputado Augustinho Coutinho (Republicanos-PE), relatou o projeto na Câmara.

Em sua relatoria, o parlamentar afirmou que a criação da Alada preencherá uma lacuna existente na indústria nacional. Além disso, destacou que a iniciativa deverá gerar empregos e fomentar pesquisa e inovação em setores estratégicos.

A Alada também será responsável por atividades como os lançamentos na Base de Alcântara, no Maranhão. O projeto prevê que a nova estatal poderá contratar profissionais técnicos e administrativos por períodos determinados de até quatro anos. Também será possível realizar a transferência de servidores públicos civis, militares e empregados de outras entidades públicas.

Leia mais sobre:

8 comentários
  1. Anísio Silva Horta
    Anísio Silva Horta

    OBA !! MAIS UMA ESTATAL DÁ PRA ACOMODAR MAIS ALGUNS POLITICOS DERROTADOS, E QUE FARÃO UM FUNDO DE APOSENTADORIA EXTRA PARA SEUS PADRINHOS E ELES MESMOS. CONHECIMENTO E COMPETÊNCIA É SO UM DETALHE.

  2. Oswaldo Strasburg
    Oswaldo Strasburg

    vamos inchae mais o estado ja pagamos poucos impostos para nanter estas estatais

  3. Oswaldo Strasburg
    Oswaldo Strasburg

    vamos inchae mais o estado ja pagamos poucos impostos para nanter estas estatais

  4. Oswaldo Strasburg
    Oswaldo Strasburg

    vamos inchae mais o estado ja pagamos poucos impostos para nanter estas estatais

  5. Oswaldo Strasburg
    Oswaldo Strasburg

    vamos inchae mais o estado ja pagamos poucos impostos para nanter estas estatais

  6. Oswaldo Strasburg
    Oswaldo Strasburg

    vamos inchae mais o estado ja pagamos poucos impostos para nanter estas estatais

  7. Oswaldo Strasburg
    Oswaldo Strasburg

    vamos inchae mais o estado ja pagamos poucos impostos para nanter estas estatais

  8. André Luiz Cumplido de Sant'Anna
    André Luiz Cumplido de Sant'Anna

    Mais uma para acomodar os filhos da demagogia empobrecendo o Brasil

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade