A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 27, um projeto que cria um vale-gás para brasileiros de baixa renda. A proposta segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Pelo texto, o programa, que busca subsidiar o preço do produto que está em alta nos últimos meses, terá duração de cinco anos e se chamará Gás dos Brasileiros.
Relacionadas
As famílias beneficiadas devem receber, a cada dois meses, o valor correspondente a pelo menos 50% da média do preço nacional do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses.
Uma das fontes de financiamento virá de parte do montante que cabe à União da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis), que passa a incidir sobre o botijão de 13 quilos e levará a um aumento no preço para todos os consumidores.
Beneficiários
Quanto aos beneficiados, se inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o texto restringe o pagamento às famílias com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo.
Entretanto, permanecem como beneficiárias as famílias que tenham entre seus membros pessoas contempladas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. Outra preferência de pagamento será para a mulher responsável pela família.
A propósito, pensei que estaria um pouco mais livre de propaganda só pagar 30 pratas por mês pra Oeste. Um porre.
Podemos usar GLP no automóvel? Não. Podemos usar GNV no fogão? Não. O Brasil é um inferno de regulamentações, e tome subsídio, com a classe média pagando, como bem disse o colega aí acima (ou abaixo, não sei onde vai sair.
Mais uma conta que sobrará para a classe-média brasileira pagar.
No fim, o objetivo é tornar todos dependentes do Estado para que ninguém se revolte contra ele.