A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira 23 um projeto de lei que proíbe qualquer alteração, edição ou adição aos textos da Bíblia, composta pelo antigo e pelo novo testamento em seus capítulos ou versículos, sendo garantida a pregação do seu conteúdo em todo o território nacional.
De autoria do deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), o projeto 4606/2019 será enviado ao Senado. Para o autor, conforme entrevista concedida à Agência Câmara, “não se pode permitir possibilidades para que nunca esse livro sagrado seja tocado em nenhum momento da nossa existência, por isso nossa legítima preocupação em tombar esse texto com um projeto no Parlamento”.
Segundo o relator da proposta, deputado Eli Borges (PL-TO), o último Censo indica que 87% da população brasileira professa a fé cristã. “Somos, portanto, milhões de brasileiros que temos os ensinamentos e a obediência aos preceitos da Bíblia sagrada como dogma da nossa fé”, afirmou.
E é justamente pelo número de brasileiros cristãos — católicos ou de igrejas de outras denominações, diz o autor, na justificativa do projeto, que “qualquer alteração na redação deste Livro” se torna “um ato mais que absurdo, flagrantemente uma intolerância religiosa e porque não dizer uma grande ofensa para a maioria dos brasileiros, independente da sua religião”.
Em Plenário, o deputado Tiago Mitraud (Novo-MG) criticou o projeto. “Existem diferentes versões da Bíblia, adaptadas para cada público. Quem vai definir? O Estado vai dizer que essa Bíblia vale e aquela não vale? Cada pessoa deve dar a interpretação que quer dar à Bíblia porque o Estado é laico”, disse Mitraud.
Outra que questionou a proposta foi a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS). “Se não pode haver alteração, então qualquer material didático com ilustrações para crianças não poderá ser editado. Não poderemos colocar uma religião ao abrigo de outras religiões”, argumentou, conforme publicou a Agência Câmara.
Segundo esse projeto de lei significa que o Vaticano terá que pedir permissão ao Congresso Brasileiro para fazer eventuais correções ou adaptações no texto bíblico? O mesmo irá acontecer com Israel, se quiser fazer alterações no texto bíblico relativo ao Velho Testamento? Surreal. Eu tenho três bíblias em casa e noto que há pequenas diferenças nos textos. Qual delas será a verdadeira, imutável? Ou será que nenhuma delas o é?
Podem fechar o congresso….pra discutirem imbecilidades como esta ? Para atuarem a favor de roubos e bandidos ?? Fecha edta joça e prende todos
Realmente, com tanta coisa errada rolando no Brasilzão e esses eleitos do povo se dedicando a um assunto nada prioritário como esses?! Nos poupe!!! Zumbis?!
Realmente, com tanta coisa errada rolando no Brasilzão e esses eleitos do povo se dedicando a um assunto nada prioritário! Nos poupe!!! Zumbis?!
Um tanto drástico o projeto. Muito bem cuidado por André Mitraud, o que fazer com as já várias versões da Bíblia? Se formos parar para pensar, Jesus não escreveu nada e a Bíblia foi reeditada inúmeras vezes na idade média.
Sou baiano, sinto que mais uma vez o nosso povo escolheu um sujeito político inoperante, um louco . Apesar da proposta feita ser a favor das religiões de matriz do Cristianismo, ele sempre apoiou e sempre vai apoiar a esquerda em suas pautas contra a moral e os bons costumes.
A Bíblia não pode e não deve ser alterada. O que o Tiago Mitraud disse é idiotice. Não existem várias versões da bíblia no sentido de mudança doutrinal. O conteúdo é o mesmo, sem alteração do conteúdo (apesar de algumas trazerem albumas jaboticabas escondidas). E também não pode-se confundir a questão de diferença de traduções.
NOVO de mãos dadas com o PSOL, que bonitinho ( contém ironia). Essa gente que não tem Fé, dando palpite na FÉ ALHEIA. Para deixar claro, versão (linguagem atualizada, ou não) não são alterações de texto. Mas isso o deputado do Novo, desconhece, ou é má fé mesmo.
São craques em discutir o sexo dos anjos. Desocupados coçando o saco…
PQP que raça do capeta!
Querem reescrever a Bíblia e se faz necessário uma lei contra esse absurdo!
só lixo aprovam….BRASIL PEGANDO FOGO E FICAM COM ESSA PALHAÇADAS
EU CANSEI dessa B@St&*# de Brasil…sua CLEPTOCRÁCIA que uma vez eleitos dão banana para os eleitores… já estão querendo aprovar a PEC da transição para dar dinheiro aos corruptos que vão comprar o tal “congresso conservador”.
Forças Armadas COVARDES,, pois já sabem que estamos numa ditatura promovida pelo stf/tse e velha imprensa…paga pelos banqueiros, AMBEV, Gerdau, Natura, Boticario e estrangeiros canalhas montadoras, Unilever,, Nestle Procter Gamble
CANSEI!
ESTAMOS NUMA DITADURA BOLIVARIANA
E FICAM COM ESTA PALHAÇADA DE “JOGAR NAS 4 LINHAS”
O deputado Mitraud / Novo está absolutamente certo. O estado é – e deve ser – laico. O que é essencial preservar é o respeito e a tolerância entre as práticas religiosas.
Arnaldo, o deputado está errado, pois o Estado é laico, mas o povo é cristão e os representantes do povo, tem por obrigação impedir que uma minoria tente vilipendiar os símbolos sagrados.
Eles não desistirão de querer dominar o povo com lavagem cerebral! Cada dia inventam uma pegadinha nova!
Eu entendo a preocupação do deputado de tentar evitar a adulteração de passagens bíblicas, mas o Estado não deve se intrometer em matéria de religião, até porque o Brasil não possui uma religião oficial tal como era na época do império.
Outra coisa: isso abre espaço para várias outras coisas. De qual biblia a lei irá tratar?
A minha é a biblia de Genebra (Texto da ACF), ela nao tem os 7 livros apócrifos e é bem diferente da biblia que os catolicos romanos usam.
Irão adotar uma bíblia oficial?
Enfim, acho este projeto totalmente sem sentido.
Alterar textos da Bíblia é o assunto mais surreal que eu já ouvi nessa vida
Como sempre, o PSOL muda a narrativa para atender aos seus interesses. Eu entendo o projeto, mas não creio que seja papel do estado regular o que está escrito na Bíblia ou em qualquer outro livro sagrado, pois são os próprios seguidores de cada religião que sabem o que está escrito secularmente e o que está sendo alterado para atender a algum interesse específico.