publicidade
Política

Câmara cassa mandato de Marcelo Lima e Paulinho da Força toma posse

Parlamentar volta a Brasília para quinto mandato no lugar de deputado que trocou Solidariedade pelo PSB

Paulinho da Forca
Paulinho da Força (Solidariedade-SP) tomou posse como deputado federal nesta quinta-feira, 30, no plenário da Câmara. Ele passou a ocupar a vaga deixada por Marcelo Lima (PSB-SP), que foi cassado pelo TSE | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Paulinho da Força (Solidariedade-SP) tomou posse como deputado federal nesta quinta-feira, 30, no plenário da Câmara. Ele passou a ocupar a vaga deixada por Marcelo Lima (PSB-SP), que foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no início do mês, por 5 votos a 2, por desfiliação “sem justa causa” do partido Solidariedade. A ação foi movida pela legenda.

A decisão foi divulgada em publicação do Diário Oficial da Câmara, assinada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Receba nossas atualizações

+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste

Cassação de Lima

A Câmara dos Deputados declarou a perda de mandato de Lima, que foi cassado por infidelidade partidária. Ele trocou o Solidariedade, partido pelo qual se elegeu em 2022, pelo PSB.

A defesa de Lima afirma que o Solidariedade não atingiu a cláusula de desempenho nas eleições passadas e assim perderia o Fundo Partidário e a propaganda gratuita no rádio e na televisão.

Desta forma, segundo a defesa de Lima, ele poderia trocar de sigla sem perder o mandato.

Mas o Solidariedade alegou que passou a preencher os requisitos para tanto ao se juntar ao Partido Republicano da Ordem Social (Pros), em fevereiro deste ano.

Paulinho da Forca
Paulinho da Força sucedeu Marcelo Lima por ser o primeiro suplente da vaga. Nas eleições de 2022, ele não conseguiu votos suficientes para se eleger | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Paulinho da Força

Paulinho da Força assumiu o mandato efetivo. Nas eleições de 2022, o parlamentar não conseguiu votos suficientes para se eleger e acabou apenas como primeiro suplente da bancada paulista.

Paulo Pereira da Silva, mais conhecido como Paulinho da Força, é presidente de honra da Força Sindical e 1º vice-presidente do Solidariedade.

Depois de tomar posse, o parlamentar publicou nas redes sociais que voltou à Câmara “para mais um mandato em defesa do povo brasileiro”.

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade