Edvaldo Nogueira havia registrado mais de 45% dos votos no primeiro turno
Edvaldo Nogueira (PDT) seguirá como prefeito de Aracaju em 2021. Candidato à reeleição, ele foi o vencedor da eleição na capital de Sergipe, com 150,8 mil votos. No segundo turno deste domingo, 29, o pedetista superou Delegada Danielle (Cidadania). Ela obteve 109,8 mil votos.
Leia mais: “Mais de 100 prefeitos eleitos aguardam julgamento do TSE”
A vitória de Nogueira confirma a expectativa desenhada semanas antes. Por pouco menos de 5% dos votos válidos, ele não foi eleito já no primeiro turno. Na ocasião, conquistou a preferência de 45,57% do eleitorado. Agora, teve 57,86%.
Nogueira conquistou o direito de se manter na prefeitura de Aracaju por meio da coligação Pela Vida, pela Cidade. A chapa encabeçada pelo integrante do PDT ainda contou com a presença de PCdoB, PSD, MDB, PV, PP, PSC, Solidariedade e Republicanos.
Ex-comunista
Edvaldo Nogueira iniciou sua trajetória política na década de 1980 pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Seguiu na legenda até o começo de 2020, quando decidiu ir para o PDT. Como comunista, foi vereador, vice-prefeito e prefeito. Após ser eleito vice em 2000, assumiu o Executivo de Aracaju em 2006, foi reeleito em 2008 e voltou ao poder em 2016.
Mesmo prefeito, nova vice
O prefeito de Aracaju será o mesmo no ano que vem, mas a vice-prefeitura da capital sergipana terá nova ocupante. Em 2016, a companheira de chapa de Nogueira foi Eliane Aquino (PT), que se elegeu vice-governadora em 2018. No pleito deste ano, o integrante do PDT teve a companhia de Katarina Feitoza (PSD), servidora pública estadual estreante na política.