Deputada federal questiona prisão da ativista Sara Winter, mas intervém por protestos pacíficos, que ajudem o presidente Jair Bolsonaro. Ministros da Secretaria-Geral e da Justiça também saem em defesa à democracia
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) se posicionou nesta segunda-feira, 15, sobre a prisão da ativista Sara Winter. A parlamentar questionou se era necessário prendê-la e se outras medidas não seriam cabíveis antes. Mas ponderou mais seus comentários em defesa de manifestações pacíficas a favor do governo.
Inclusive, Zambelli disse que recomendou que o grupo “300 do Brasil” e Sara Winter, líder do movimento, “baixassem a temperatura”. “Estamos em meio a uma pandemia, uma quarentena que está levando milhões à fome e desemprego. Pedi há alguns dias à própria Sara que baixassem a temperatura por conta deste momento”, destacou.
A ativista acabou fazendo o contrário, ressalta Zambelli. “Aumentou a temperatura e tem uma personalidade explosiva”, analisou. Entretanto, a deputada cita que “nem de longe” a ativista presa é uma pessoa perigosa. “Estamos em tensão constante, pois membros do STF [Supremo Tribunal Federal] vem invadindo os poderes Legislativo e Executivo”, sustentou.
Sara Winter foi presa aparentemente por conta dos fogos q soltaram no sábado em frente ao STF.
Mas estamos em meio a uma pandemia, uma quarentena q está levando milhões à fome e desemprego.
Pedi há alguns dias à própria Sara que baixassem a temperatura por conta deste momento.
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) June 15, 2020
A deputada defendeu que o momento é de união e manifestações pacíficas, que ajudem o governo, e não criem mais cisão política. “Precisamos nos unir! Unir em torno do governo, pois, estamos no momento mais duro da República, pós Constituição. Vamos nos manifestar pacificamente, buscando ajudar o presidente Jair Bolsonaro”, ponderou.
Igualmente ativista e fundadora do Nas Ruas, Zambelli ressalta que sempre foi adepta a protestos pacíficos. “Me revoltei muitas vezes contra ministros do STF e mostrei essas indignações através dos ‘bonecos’ de alguns deles. Chegaram a me denunciar na Polícia Federal por grave ameaça à ordem pública”, comentou.
Ideais
A parlamentar não foi a única a se posicionar favoravelmente pelo fim da tensão política entre manifestantes defensores do governo e os demais poderes. No domingo, 14, o ministro-chefe da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, se posicionou contrariamente a manifestações que ataquem o STF ou qualquer instituição de Estado.
O ministro é amigo pessoal do presidente da República e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Foi, inclusive, assessor de seu gabinete. “Ataque ao STF ou a qualquer instituição de Estado é contrário à nossa democracia, prejudica nosso país, e deve ser repudiado. Atitudes e pensamentos individuais não são mais importantes que nossos ideais”, disse Oliveira.
Ataque ao STF ou a qualquer instituição de Estado é contrário à nossa democracia, prejudica nosso país, e deve ser repudiado. Atitudes e pensamentos individuais não são mais importantes que nossos ideais. @govbr @stf_oficial @senadofederal @camaradeputados @mpf_pgr @TCUoficial
— Jorge de Oliveira Francisco (@jorgeofco) June 14, 2020
Respeito
O ministro da Justiça, André Mendonça, foi outro a ponderar sobre o atual momento. “A democracia pressupõe o respeito às suas instituições democráticas. Qualquer ação relacionada à Presidência da República, ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal ou qualquer instituição de Estado deve pautar-se por esse respeito”, avaliou.
2º. A democracia pressupõe o respeito às suas instituições democráticas. Qualquer ação relacionada à Presidência da República, ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal ou qualquer instituição de Estado deve pautar-se por esse respeito.
— André Mendonça (@AmendoncaMJSP) June 14, 2020
Fogos de artifício não podem ser confundidos com ROJÕES, pedras, facas, soco inglês, invasão e destruição do patrimônio público e privado.
Os dois “SUPREMÁVEIS” passando panos quentes para o STF.
Deus mande candidatos descentes ao STF, porque o trem tá feio!
O STF não pode exigir decoro e respeito, eles começam a ter a resposta do POVO, Sara talvez seja a primeira, outros virão, até que os bandidos togados do STF caiam. Não podemos mais esperar salvadores, Os Militares, todos , e digo todos, foram criados em Governos de Esquerda, são falsos Republicanos! Promovidos para participarem no Estado Maior das Forças Armadas por FHC, Lula, Dilma, NÃO contem com Militares !!!! NÃO contem com Militares !!!! NÃO contem com Militares !!!! NÃO contem com Militares !!!! NÃO contem com Militares !!!! O poder emana do Povo, somos mais de 200 milhões, eles não podem prender todos!! VIVA SARA !!!! VIVA SARA !!!
Tudo na vida é de mão dupla e o que vale para o povo deveria valer para o STF que provoca o tempo inteiro e toma medidas que vão contra o interesse da nação, baseado numa constituição que não seguem.
Meus pais me ensinaram que respeito pressupõe se dar ao respeito.