Protestos fecham semana em que a força-tarefa teve baixas; movimentos ocorreram em 15 estados
Manifestantes saíram às ruas neste domingo, 6, em carreatas em defesa da Operação Lava Jato. O ato foi convocado pelo movimento Vem Pra Rua e ocorreu em dezenas de cidades de ao menos 15 estados. Os protestos acontecem na semana em que a força-tarefa teve uma série de baixas, a maior delas a saída do ex-coordenador da força-tarefa no Paraná, Deltan Dallagnol, além da exoneração e 8 procuradores da equipe paulista.
Em meio à pandemia (mas com máscaras), as pessoas vestiram verde e amarelo, empunharam cartazes em defesa do trabalho da força-tarefa e disseram que “a Lava Jato não pode parar”. Defenderam a atuação do ex-juiz Sergio Moro, de Deltan Dallagnol e criticaram o procurador-geral da República, Augusto Aras.
LEIA MAIS: QUEM VAI MANDAR NA LAVA JATO? – reportagem de capa da Revista Oeste desta semana
Nomes como o ex-ministro Sérgio Moro, o jurista Modesto Carvalhosa e o fundador do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu, gravaram vídeos para o movimento que foram exibidos durante a transmissão.
A mobilização ocorreu em Brasília e nas seguintes cidades: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Hortolândia (SP), João Pessoa (PB), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Macapá (AP), Maceió (AL), Natal (RN), Parauapebas (PA), Ribeirão Preto (SP), Rio Grande (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), Taubaté (SP), Teresina (PI), Toritama (PE), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).
São Paulo
Na capital paulista, o comboio partiu do estádio do Pacaembu, por volta das 11h, e percorreu algumas das principais vias da cidade. Todo o percurso foi acompanhado pela Polícia Militar e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Segundo o movimento Vem Pra Rua, mais de 200 carros estavam participando do ato por volta do meio-dia.
Vamos lá! pic.twitter.com/ggkJecw6lA
— Nando Moura_Oficial (@moura_101) September 6, 2020
Brasília
O protesto partiu do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e terminou em frente à Procuradoria-Geral da República (PGR). No meio do caminho os manifestantes pararam em frente à Polícia Federal e tocaram o Hino Nacional.
https://www.facebook.com/vemprarua.net/posts/1920557591458913
O mais importante a acontecer no Brasil hoje, já que não podemos DISSOLVER O STF
é a prestação de contas com quem mereceu nossos votos, e nos traem assombrosamente. Deputados e Senadores são crápulas que tergiversam sobre o que interessa: a prisão em segunda instãncia e o fim do foro privilegiado. Demonstram assim que são bandidos a serviço do crime organizado. Aquí em MG Aécio, Anastasia e Rodrigo Pacheco não são mais reconhecidos como pessoas de bem. O mesmo ocorre com Carmen Lúcia, por ser isentona. A única maneira constitucional, obedecendo esta Carta comunista e macabra, é voltarmos às ruas de todo o Brasil, ordeiramente como fizemos neste domingo em defesa da lavajato, e exigirmos o fim do conluio entre os políticos, o STF e grande parte da inJUSTIÇA. Estes 2 poderes têm que tomar vergonha, mas a nossa cobrança tem que ser tão somente de quem mereceu os nossos votos e nos traem. Chega de blábláblá, de mimimi, temos que ir ao ponto o quanto antes. SEPARAR O JOIO DO TRIGO, este é o plano. Um Brasil rico deste gente, e nós aturando a bandidagem solapar sonhos, destruir famílias e condenar gerações inteiras de brasileirinhos a uma vida sem esperanças, como vem ocorrendo a 30 anos? Temos que ter vergonha na cara. Reflitamos amanhã, dia da INDEPENDÊNCIA, sobre a nossa responsabilidade e necessidade de união, acima de partidos políticos e ideologias.
Triste é ver que muita gente inocente tá caindo nessa falácia…
Quem disse q a lava jato acabou?? Ela agora só vai buscar todos os ladrões, corruptos e safados do Brasil, independente se ele é do PSDB, DEM ou Álvaro dias. Agora sim o lava jato vai ser um projeto d justiça. ANTES ERA UM PROJETO DE PODER!!!!