publicidade
Política

Castro desiste de concorrer ao Senado

Ex-governador do Rio avisa PL depois de revelações da Polícia Federal

O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro: fora da disputa pelo Senado | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro: fora da disputa pelo Senado | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro comunicou à cúpula nacional do Partido Liberal (PL) que desistiu de concorrer ao Senado nas eleições de 2026. A decisão foi repassada nesta quinta-feira, 28, ao comando da legenda.

A retirada da pré-campanha ocorre depois de o político ser alvo de duas operações da Polícia Federal (PF) relacionadas ao escândalo do Banco Master. Além disso, o ex-governador foi condenado a inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Receba nossas atualizações

Castro tornou pública a decisão por meio de uma manifestação nas redes sociais. A avaliação dentro do partido é que o cenário político ficou insustentável depois do avanço das investigações e da revelação de documentos que informam encontros entre Castro e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

As operações da PF contra Cláudio Castro

A primeira operação contra o ex-governador fluminense ocorreu em 15 de maio, em investigação relacionada ao grupo Refit. Já a segunda foi deflagrada nesta semana e apura movimentações que envolvem recursos do Rioprevidência destinados ao Banco Master e a fundos vinculados à instituição, que era controlada por Vorcaro.

A sequência de ações da PF elevou a pressão nos bastidores do PL e levou dirigentes da legenda a discutirem alternativas para a disputa no Rio de Janeiro, considerado um dos principais colégios eleitorais do partido no país. Entre as alternativas estão a ex-mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro, Rogéria Bolsonaro, o deputado federal Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, e o também deputado Carlos Jordy.

Leia também: “Sempre teremos Brasília”, reportagem publicada na Edição 323 da Revista Oeste

Aliados de Castro afirmam que, diante do novo cenário, a prioridade do ex-governador passa a ser o acompanhamento da defesa jurídica e a condução das questões ligadas aos inquéritos em andamento. 

Leia mais notícias de Política na Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade