Celso Amorim, chefe da assessoria especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou indignação com os bombardeios de Israel contra os terroristas do Hezbollah, no Líbano. Durante uma conversa com jornalistas, em Nova York, nesta segunda-feira, 23, ele afirmou que a ofensiva dos israelenses leva a “um risco de uma guerra total”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Além disso, o ex-ministro das Relações Exteriores disse que a guerra envolveria a mobilização de todos os recursos econômicos, industriais e humanos dos países envolvidos.
“Acho uma coisa tremendamente revoltante, vamos dizer, e perigosa”, afirmou Amorim. “Ali há o risco de uma guerra total. E, veja bem, estamos falando de um lugar onde tem muitos brasileiros.”
Exército de Israel aconselhou civis a se retiraram de áreas ocupadas pelos terroristas
Os bombardeios contra os terroristas resultaram na morte de pelo menos um civil, depois de o Exército de Israel ter aconselhado a população a se afastar de áreas ocupadas pelo Hezbollah.
Os israelenses afirmaram ter atingido um comandante de alto escalão do Hezbollah, enquanto o governo libanês relatou a morte de centenas de civis.
A agência ANI, por sua vez, relatou que aeronaves israelenses realizaram mais de 80 bombardeios em um intervalo de 30 minutos. A ofensiva ocorreu na região de Nabatiyeh, no sul do Líbano. Além disso, houve ataques na área de Tiro e no Vale do Becá, no leste do país.
O Brasil, por meio do Itamaraty, planeja uma operação para repatriar brasileiros caso seja necessário, similar à realizada durante o conflito de 2006.
“Tenho certeza de que o Itamaraty já está planejando alguma coisa nesse sentido”, afirmou Amorim. “Tenho certeza porque já ouvi eles dizerem, mas a experiência é dura.”
Encontro de Lula e Olaf Scholz
Na mesma conversa, o assessor de Lula confirmou que o presidente brasileiro vai se encontrar com o chanceler alemão, Olaf Scholz.
Segundo Amorim, os dois líderes abordarão temas como o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, as negociações de paz para a guerra entre a Ucrânia e a Rússia e ações de preservação ambiental.
MAIS UM CÍNICO NA JOGADA !!! DIPLOMACIA VERGONHOSA !!!
Na cabeça ôca e pôdre dos comuNAZIstóides os judeus que infelizmente apenas reagem podem ser exterminados como na verdade o são há mais de 3mil anos … quanto cinismo !!!
Pena que esse inútil antissemita não recebeu um pager…
Este cara parece estar escrevendo o epílogo da sua vida, rico em estúpidez e devaneios!…..
Esse anão da diplomacia – aspone – calado, está falando muito, Vai pra casa,”Padilha!”
Ninguém liga para a opinião desse ancião senil o outro esclerosado ficou falando no microfone desligado e virou a piada reunião da ONU
Esse camarada não merece perder tempo para uma crítica mais elaborada. Um lixo.