Quadro clínico não tem relação com a cirurgia a que ele foi submetido em janeiro passado nem com o novo coronavírus
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello está internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. A informação foi divulgada por seu gabinete ontem, terça-feira 17. Em nota, a assessoria afirma que o decano da Corte apresentou um quadro infeccioso.
“A patologia, contudo, não tem relação com a cirurgia a que o ministro foi submetido em janeiro passado nem com o novo coronavírus”, diz o texto. Mais antigo integrante do Supremo, Celso de Mello completa 75 anos em 1º de novembro, idade em que se aposentará compulsoriamente. Com isso, uma nova vaga no STF será aberta.
A ausência do ministro deve afetar julgamentos do tribunal, como a suspeição do ex-juiz Sergio Moro ao condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do tríplex em Guarujá. A defesa de Lula questiona a atuação do ministro enquanto julgou seu processo, em Curitiba.
Ministros do STF defendem que a discussão seja feita com a composição completa da Segunda Turma da Corte — considera-se decisivo o voto de Celso para a definição do placar.