Alegando “interesse público”, a Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu derrubar o sigilo do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Inicialmente, a CGU considerava que os dados eram protegidos pelo direito à privacidade sobre informações médicas e de saúde. Agora, porém, o entendimento é outro.
Com a decisão da CGU, o Ministério da Saúde poderá divulgar todas as informações sobre o cartão de vacinação de Bolsonaro, que declarou repetidas vezes que não se vacinou contra a covid-19.
Apesar de baixar o sigilo, a CGU informou que os dados do cartão só serão divulgados depois de finalizar a apuração sobre inserção de dados falsos no cartão de vacinação de Bolsonaro nos sistemas do Ministério da Saúde. Segundo a CGU, a medida visa a “observar a autenticidade e a integridade das informações eventualmente sob custódia do órgão público”.
Em dezembro, o órgão de controle começou a investigar uma fraude no cartão do ex-presidente, que incluía um registro de vacina contra a covid em uma unidade de São Paulo, quando o ex-presidente estava em Brasília, segundo seus interlocutores.
Para mudar de posição e permitir a divulgação de dados médicos e de saúde, a CGU considerou que o próprio ex-presidente tornou públicas as informações sobre seu status vacinal. “O acesso às informações pessoais solicitadas, por meio de mecanismo legal previsto na Lei de Acesso à Informação, desse modo, se mostra compatível com a finalidade pela qual o dado pessoal foi tornado público pelo seu próprio titular”, decidiu a CGU, no parecer.
Para o órgão de controle, também existe “interesse público geral e preponderante” no acesso a informações que comprovam a autenticidade das declarações dadas voluntariamente por Bolsonaro. “Os pronunciamentos do ex-presidente da República, quando ainda ocupava o cargo, tinham o condão de impactar na saúde dos cidadãos brasileiros, levando-se em consideração o contexto específico daquele momento histórico. Acredita-se que não há como se afastar, portanto, o interesse público geral e preponderante na verificação da autenticidade das informações voluntariamente prestadas pelo ex-chefe de Estado”, justificou a CGU.
Relacionadas
Como não têm projetos, esses ministros ficam enchendo o noticiário com coisas inúteis para esconder sua incompetência e seus escândalos!
Mais importante que tudo é dar divulgação de trabalhos cientificos que contestam a eficácia do que se chama vacina.
Perfeito.
Ao contrario do que afirma a CGU, não tenho interesse em saber do cartão de vacina do Bolsonaro. É pura politica esquerdista da CGU.
Interesse público? Interesse público é a compra de parlamentares, é o aumento da gasolina, as invasões de fazendas, a política econômica suicida e tudo o mais que o (des)governo loola anda fazendo.
Isso é política. Só isso, nada mais.
Vai ser útil pra quê, isso?
os deputados e senadores do PL poderiam entrar com um processo contra o Lula. Quando ele esteve em Cuba contraiu covid e fez tratamento lá e se curou. Se ele fosse humano e pensasse nos brasileiros ele chegaria aqui no Brasil e revelaria qual tratamento que foi aplicado nele, pois poderiam salvar milhares de vidas. Assim, se obrigasse ele a dizer qual tratamento os brasileiros poderiam saber algo sobre a saúde dele que deve ser público já que agora ele é presidente.
TEm algum Sanderson e VonHattem habilitado?
ISSO É UM ABSURDO.
Se for assim – O sigilo medico de Mula tem que ser quebrado – a população tem o direito de saber quais doenças o presidente tem, ainda mais se tiver perto dos oitenta anos.
A maioria esclarecida pergunta : Quando esse governo vai começar a trabalhar de fato ? Quando o LADRÃO vai testar sua popularidade indo a um jogo de futebol com estádio lotado e com o consórcio de imprensa fazendo a cobertura ao vivo ?
Ou esse desgoverno do pt pede pra sair, ou será retirado.
Entre transição, posse e execução, o pt ainda não fez nada, além de exaltar e enaltecer o Bolsonaro!
com tantos problemas seríssimos para se resolver nesse país e essa gente interessada no cartão de vacina de um ex-PR – estamos mesmo afunhanhados com essa porcaria de agentes públicos que temos.
É impressionante as atrocidades que fazem com esse homem! Bem, fizeram até com Jesus Cristo e vários outros mártires que se dedicaram ao bem da humanidade!