Confira a seleção feita por ‘Oeste’
“Censor e autoritário”, disparou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello contra o presidente da Corte, Luiz Fux, no julgamento que tratou da prisão do traficante do PCC André do Rap. O criminoso havia sido solto dias antes graças ao decano do STF. O desentendimento começou depois de Fux cassar a decisão de Mello. “Só falta essa, vossa Excelência querer me peitar para eu modificar meu voto”, declarou Mello, em 15 de outubro. “Não ouvi o que Vossa Excelência disse”, retrucou Fux, visivelmente irritado. Essa não foi a primeira vez que a mais alta Corte do país protagonizou desentendimentos públicos. Confira cinco barracos supremos do STF:
1) 22/04/2009
Gilmar Mendes X Joaquim Barbosa
Durante um julgamento no STF, ao divergir de Gilmar Mendes, então presidente do Supremo, Joaquim Barbosa soltou frases como “Vossa Excelência está destruindo a Justiça desse país”, “Saia à rua, ministro Gilmar” e “Vossa Excelência, quando se dirige a mim, Vossa Excelência não está falando com os seus capangas de Mato Grosso”
00:04 – Vossa excelência me respeite
a
0:48 – vossa excelência me respeite
2) 15/08/2013
Ricardo Lewandowski X Joaquim Barbosa
Durante o julgamento dos recursos dos condenados no processo do mensalão, Joaquim Barbosa acusou Ricardo Lewandowski de fazer “chicana” (no jargão jurídico, a expressão indica uma manobra para dificultar o andamento de uma ação). “Peço que Vossa Excelência se retrate imediatamente”, indignou-se Lewandowski.
2:36 “nós queremos fazer nosso trabalho” até o fim
3) 16/11/2016
Gilmar Mendes X Ricardo Lewandowski
Ricardo Lewandowski se irritou com Gilmar Mendes depois que o ministro pediu vistas durante o julgamento de um processo sobre a legalidade de contribuição previdenciária sobre gratificações temporárias. “Eu, graças a Deus, não sigo o exemplo de Vossa Excelência em matéria de heterodoxia”
00:19 – até o fim
4) 26/10/2017
Gilmar Mendes X Luís Roberto Barroso
Num dos mais pesados bate-bocas entre ministro do STF, Luís Roberto Barroso disparou contra Gilmar Mendes: “Nós prendemos, tem gente que solta”. No contra-ataque, Gilmar rebateu: “Vossa Excelência, quando chegou aqui, soltou o José Dirceu”.
do início até 1:29 … o mérito do argumento
5) 21/03/2018
Gilmar Mendes X Luís Roberto Barroso
“Você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia”, disse Luís Roberto Barroso para Gilmar Mendes, durante um julgamento do STF em março de 2018. “Vossa Excelência nos envergonha. Vossa Excelência é uma desonra para o Tribunal. É muito penoso para todos nós termos que conviver com Vossa Excelência aqui”.
Recentemente o STF sentiu-se agredido e ofendido, com alegados atos antidemocráticos às Instituições promovidos por Bolsonaro e seus 57 milhões de eleitores.
Com essas agressões ao ar livre (públicas), entre os notáveis de saber jurídico e ilibada reputação, quem mais OFENDE essa INSTITUIÇÃO? Imaginem o que falam em reuniões secretas.
Entendo que aqueles ministros que já completaram o tempo para concessão de aposentadoria voluntária deveriam faze-lo, por amor ao país e respeito aos cidadãos contribuintes!!! Assim, estaria aberta a oportunidade para a implantação de mandatos temporários aos senhores ministros, limitados a 10 anos, sem recondução, possibilitando o surgimento de novos julgadores, que podem trazer posturas mais gratificantes para a corte!!! Afinal, ninguém é insubstituível, ninguém é indispensável, aquilo que um faz outro pode fazer até melhor.
Pois é, quem mais ataca e ofende a instituição STF é o próprio STF.