publicidade
Política

Ciro Nogueira recebeu vantagens indevidas de Vorcaro, diz relatório da PF

Senador teria apresentado emenda ligada ao interesse do antigo Banco Master e recebido benefícios patrimoniais

O banqueiro Daniel Vorcaro, que está preso, e o senador Ciro Nogueira (PP/PI) | Foto: Montagem sobre reprodução/redes sociais
O banqueiro Daniel Vorcaro, que está preso, e o senador Ciro Nogueira (PP/PI) | Foto: Montagem sobre reprodução/redes sociais

A Polícia Federal (PF) afirmou, em relatório encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o senador Ciro Nogueira teria recebido “vantagens indevidas” do empresário Daniel Vorcaro, controlador do antigo Banco Master.

O parlamentar foi alvo da nova fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF nesta quinta-feira, 7. A investigação apura supostos benefícios concedidos a agentes públicos em troca de medidas de interesse da instituição financeira.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

De acordo com a PF, Ciro apresentou uma emenda para ampliar a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito de R$ 250 mil para R$ 1 milhão. A proposta teria sido elaborada com participação de integrantes do Master, o que, na avaliação dos investigadores, indicaria alinhamento entre interesses privados e atuação parlamentar.

A Polícia Federal revela que o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, construiu uma ampla rede de conexões que abrange figuras influentes, como o senador Ciro Nogueira (PP) e o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. Vorcaro fez também laços no Judiciário com os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes e sua mulher Viviane Barci, além de pagamentos altos para o jornalista Diego Escosteguy | Foto: Montagem Revista Oeste/Divulgação/STF/SCO/Wikimedia Commons

Relatório descreve benefícios patrimoniais de Vorcaro a Ciro Nogueira

No relatório enviado ao STF, a corporação também descreve supostos benefícios patrimoniais recebidos pelo senador. A PF cita “pagamentos mensais”, aquisição de participação societária com “expressivo deságio”, custeio de despesas pessoais, uso de bens de alto valor e “indícios de recebimento de numerário em espécie”.

A defesa de Ciro Nogueira ainda não se manifestou publicamente sobre as conclusões da investigação. Os advogados de Daniel Vorcaro também não comentaram ainda o conteúdo do relatório.

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade