O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu na terça-feira 11, por unanimidade, abrir um processo disciplinar para investigar administrativamente a conduta do desembargador Ivo de Almeida, do Tribunal de Justiça de São Paulo, indiciado pela Polícia Federal por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, associação criminosa, advocacia administrativa e violação de sigilo funcional na Operação Churrascada.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Os conselheiros também decidiram afastá-lo das funções até a conclusão do procedimento. Ivo de Almeida já está afastado do trabalho por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde tramita o inquérito da Operação Churrascada. O STJ decretou seu afastamento por um ano, prazo que vence em junho. Com a decisão do CNJ, ele não deve reassumir o cargo neste ano.
O advogado Átila Machado, que representa o desembargador, afirma que terceiros “vendiam a credibilidade” dele. Segundo o magistrado, seu nome foi usado por terceiros, pessoas do seu convívio, para negociar decisões, mas tudo sem que tivesse conhecimento. “As tratativas espúrias realizadas por terceiros não fizeram vacilar, em momento algum, o justo mister do desembargador”, alegou o advogado na defesa prévia encaminhada ao CNJ.
Buscas contra o desembargador
Os policiais federais fizeram buscas no gabinete e na casa do desembargador, onde apreenderam R$ 170 mil em dinheiro vivo. A defesa alega que as movimentações financeiras de Ivo de Almeida estão declaradas e que sua evolução patrimonial é compatível com a renda. O dinheiro em espécie, segundo o advogado, é referente a pagamentos do restaurante da mulher dele.
O magistrado também é alvo de outra investigação, por suspeita de rachadinha. A PF identificou depósitos fracionados feitos por servidores na conta do desembargador. A defesa alega que o dinheiro foi repassado em uma campanha de doações de cestas básicas coordenada por ele na pandemia da covid-19. “Um ato de extrema bondade e cuidado com o próximo foi distorcido e demonizado à máxima potência”, diz o advogado.
O processo disciplinar foi instaurado por indicação do ministro Mauro Campbell Marques, corregedor do CNJ, que classificou as acusações da Polícia Federal como “contundentes” e “fortemente embasadas”. Ele defendeu a apuração para aprofundar a análise do caso.
![Tribunal de SP decide favorável a aluno trans](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/01/imagem_2025-01-18_133247364.jpg)
“Considero que esse conjunto de fatos indiciários reunidos em desfavor do senhor Ivo de Almeida foram capazes de configurar a chamada justa causa para a deflagração do procedimento administrativo disciplinar”, disse o corregedor.
Em um voto de 50 páginas, Campbell Marques disse ver indícios de violação dos deveres de independência, prudência, imparcialidade, integridade, honra e decoro.
“A defesa não explicou a contento o comportamento processual de Ivo de Almeida ao realizar despachos de ofício proferindo decisões favoráveis em datas coincidentes com depósitos realizados na conta bancária de postos de gasolina pertencentes a operadores”, argumentou.
Leia também: Justiça vendida, reportagem publicada na Edição 242 da Revista Oeste
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do CNJ, afirmou que o processo disciplinar não é uma “presunção de culpa”, mas uma “oportunidade” para a defesa prestar esclarecimentos. “É abrir uma oportunidade para que os muitos pontos destacados no inquérito policial e enfrentados pelo advogado possam ser objeto da demonstração do exercício da defesa”, afirmou.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
Qual é a razao das PIADAS, talvez seja melhor rir e nao chorar. O Brasil Bostil esta descendo a ladeira da injustiça e o Povo covarde e amedrontado com um STF condenando inocentes a 17 anos de xilindro, é como o velho ditado ” quem tem c…. tem medo”, no Espirito Santo a justiça defraudando a familia Betim para entregar as terras para o MST e assim vamos sendo perseguidos, defraudados , presos e por sorte ainda nao temos a pena de morte legalizada. Incrivel como tudo é um retrato fiel do livro O Processso, de Franz KafKa.
Somos o POVO e temos o poder para colocar um fim a essa merda toda, basta começar a mover as aguas e as ondas humanas irao aumentando ate esses ratos fugirem ou serem mortos.
CUIDADO, NUNCA COLOQUE UM POVO EM UM BECO SEM SAIDA, PORQUE INEVITAVELMENTE SERA APLASTADO E ANIQUILADO.
Dois amigos bebendo num barzinho:
– Pô, Carlos, você parece abatido. Algo o atormenta?
– Nem te conto, Xavier. Estou com uma dor insuportável no ovo esquerdo.
– Nao te preocupes com isso. Tive um problema semelhante e meu médico curou num piscar de olhos.
– Entao me da o endereço desse médico.
Continuaram bebendo e, ao se despedirem no final da noitada, o Xavier lembrou:
– E o endereço do médico?
Carlos sacou um cartao de visitas do bolso e, passando ao amigo, acrescentou:
– Pode procura-lo que esse Dr. é milagreiro.
Mas, efeito da bebedeira, por engano passou o cartao do advogado dele. Dia seguinte, Xavier procurou o
endereço do cartao.
– Dr., estou com uma dor incrível no ovo esquerdo.
– Sinto muito, meu amigo, mas sou especialista em DIREITO.
– Pô, vá ser especialista assim no diabo que o carregue.
Um açougueiro entra no escritório de um advogado e pergunta:”Se um cachorro solto na rua entra num açougue e rouba um pedaço de carne, o dono da loja tem direito a reclamar o pagamento do dono do cachorro?”
“Sim, é claro” — responde o advogado.
“Então você me deve 8 reais. Seu cachorro estava solto e roubou um filé da minha loja” Sem reclamar, o advogado preenche um cheque no valor de 8 reais e entrega ao açougueiro. Alguns dias depois, o açougueiro recebe uma carta do advogado, cobrando 20 reais pela consulta.
O advogado, no leito de morte, pede uma Bíblia e começa a lê-la avidamente. Todos se surpreendem com a conversão daquele homem e perguntam o motivo. O advogado doente responde:”Estou procurando brechas na lei.”
Esses sao os caras que prendem, destroem a vida das pessoas, colocam multas extratosfericas e ate condenam a pena de morte como a vitima Clezao. A justiça foi infiltrada pelo narcotrafico, PCC, Comando Vermelho e outras facçoes criminosas. TEMOS UMA MAFIA INSTALADA NA JUSTIÇA BRASILEIRA.
Infelizmente o país perdeu o rumo. Como confiar nas instituições, se o comandante do país é um ex-condenado, que pratica escancaradamente a compra de votos e corrompe a todos???
Chegaram juntos ao céu um advogado e um papa. São Pedro mandou o advogado se instalar em uma bela mansão de 800 metros quadrados, no alto de uma colina, com pomar, piscina etc. O papa, que vinha logo atrás, pensou que seria contemplado com um palacete, mas ficou pasmo quando São Pedro disse que ele deveria morar numa quitinete na periferia. Irritado, o santo padre observou:
– Não estou entendendo mais nada! Um sujeitinho medíocre como esse, simples advogado, recebe uma mansão daquela e eu, Pontífice da Igreja do Senhor, vou morar nessa espelunca!
E São Pedro:
– Espero que Sua Santidade compreenda! De papa, o céu está cheio, mas advogado, esse é o primeiro que recebemos!
Infelizmente o país perdeu o rumo. Como confiar nas instituições, se o comandante do país é um ex-condenado, que pratica escancaradamente a compra de votos e corrompe a todos???