A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai investigar se juízes e servidores do Poder Judiciário participaram dos atos de 8 de janeiro, quando os prédios da Praça dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidos e depredados. Uma investigação disciplinar pode resultar na demissão do servidor e na aposentadoria compulsória de um juiz ou desembargador.
Em nota, o CNJ informou que a decisão foi tomada nesta terça-feira, 12, pelo ministro Luis Felipe Salomão, corregedor do CNJ, depois de ter recebido informações sobre o suposto envolvimento de juízes e servidores nas manifestações.
+ Leia outras notícias de Política no site da Revista Oeste.
“Há diversas notícias na internet acerca do envolvimento de servidores públicos nos atos de cariz golpista noticiados para o mundo, de modo que se faz necessário investigar se servidores ou membros do Poder Judiciário estiveram imiscuídos nesse levante contra as instituições democráticas”, afirmou Salomão em despacho publicado nesta terça-feira.
Investigação vai envolver atos anteriores ao 8 de janeiro
Segundo o ministro, a investigação do CNJ não se restringirá à participação nos atos, mas também ao período anterior. “Com efeito, é importante investigar a participação de servidores ou membros do Poder Judiciário tanto nas lamentáveis depredações do dia 8 de janeiro quanto nos períodos anteriores.”
+ PGR envia ao STF pedidos que podem aumentar penas de presos no 8 de janeiro
Para dar início à investigação, Salomão solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos do 8 de janeiro no Supremo Tribunal Federal (STF), informações acerca da presença de servidores do Judiciário ou juízes em inquéritos ou ações penais que já tramitam na Corte.
Salomão também determinou que os tribunais dos Estados e os tribunais regionais federais, eleitorais e do trabalho informem se há procedimentos disciplinares ou investigações preliminares, em curso ou arquivados, sobre a participação de servidores ou juízes nos atos de 8 de janeiro.
Que tal o CNJ começar investigando o suspeitíssimo Dln0. O foco da depredação está no governo, seus pil@ntr@s.
Estamos sendo avisados de que em breve a censura chegaria para todos. Vai piorar ainda mais.
Todo e qualquer cidadão pode expor sua opinião e participar de qualquer manifestação publica , é direito seu.