O ministro do Tribunal Superior Eleitoral e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, aceitou nesta quinta-feira, 19, um pedido de investigação da campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa é 16ª ação para investigar o ex-chefe do Executivo, por eventuais abusos de poder político e econômico. Ele pode se tornar inelegível.
O pedido havia sido apresentado pela coligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda em outubro, durante o segundo turno das eleições. Foi aceito apenas agora, no entanto. A defesa do petista contesta o suposto fato de Bolsonaro ter utilizado o Palácio da Alvorada para atos de campanha.
Relacionadas
Segundo Benedito Gonçalves, a legislação eleitoral não autoriza o uso de bens públicos para fins privados. “Conforme se observa, não foi concedida autorização irrestrita que convertesse bens públicos de uso privativo dos chefes do Executivo, custeados pelo Erário”, sustentou. “No caso da residência oficial, os atos de campanha que a lei autoriza são eminentemente voltados para arranjos internos, permitindo-se ao presidente receber interlocutores reservadamente, com o objetivo de traçar estratégias e alianças políticas.”
O ministro também ressaltou que os espaços públicos serviram para a realização de “atos ostensivos de campanha”. “Extrai-se do material analisado que espaços tradicionalmente usados para a realização de coletivas pelo presidente da República, no desempenho de sua função de chefe de Estado, serviram de palco para a realização de atos ostensivos de campanha, nos quais se buscou projetar uma imagem de força política da candidatura de Jair Bolsonaro”, concluiu.
O sistema inteiro não sossegará enquanto não tornar inelegível Bolsonaro. Ele foi e é o único a enfrentá-lo, apesar das pressões. Atenção bandidos e milicianos correi, ele voltará.
O que mais me espanta nao e um juiz do TSE ser militante. Tem muitos outros. Espantoso e ter um tribunal superior, diga se de passagem unico no mundo, atuando com fatos eleitoreiro, que ja passaram. Mais uma instância superior nesta republica de bananas
Você viu como o TSE é bonzinho com a esquerdalha? Basta pedir.
Ah! entendi, é porque o chefão da esquerda nem precisa ser investigado, porque ele já foi condenado, é isto?
Eurico Schwinden, parabéns foi claro e suscito.
Esses caras são sujos e imorais ficam procurando alguém p culpar p tentar inocenta-lós
Tenho nojo de político, repulsa por política é um jogo sujo que não é um li da p aceitar não vejo honestidade em políticos são os culpados por tudo que está de ruim no Brasil.precsa exterminar com esses corrupitos e coneçar do zero com leis bruscas contra essses facinuras só pensam no dinheiro são insuportáveis as
Esse Benedito é o dos tapinhas? Então vai aceitar mesmo, quer uma vaga na Sucia de Trambiqueiros e Facínoras
Parabéns Eurico Schwinden. Comentário claro e verdadeiro.
Missão dada , missão cumprida.
Benedito Gonçalves, um brasileiro com certeza que teria muito trabalho a fazer pelo que ganha e pelo cargo de ganhou como servidor público. Ficar no redil de Alexandre de Moraes não o autoriza a violar suas funções, usando de uma autoridade que não tem para assacar infâmias contra um Presidente da República. Mesmo que seja um ex-Presidente continua mantendo seus direitos de cidadão e não merece ver citado seu nome por o chefe do senhor, Benedito, mandou. É feio desviar-se de sua função para atender a raiva, o ódio e o desprezo que o seu chefe e o chefe dele, ex-presidiário, insistem em instigar contra um homem de bem, que serviu ao país como nenhum outro Chefe de Estado. E como nenhum outro brasileiro foi amado pelo povo. Talvez o senhor tenha alguma cegueira moral, por achar que os milhões que festejavam Jair Bolsonaro em todo o país, era pura ficção. Mas nós, brasileiros, vimos os tapinhas nas suas redondas faces dado por aquele, que sem ter atravessado uma rua neste país, ganhou as eleições, naturalmente não-auditáveis. A seita do Santo Byte parece ter baixado no seu tribunal.
Pobre esquerda! Passa o tempo todo querendo ferrar alguém. Parece destino de escorpião, cujo instinto é picar.
Do jeito q as coisas vão, Batman vai ser preso pelo coringa. E as MALDITAS Forças Armadas se fazem “de morto”, canalhas covardes. Que vergonha!!! Agora, os CACs vão resistir por conta própria em defesa do POVO..
CACs somam mais q 1milhão de cidadãos de bem armados. Por isso querem desarmar a população para o povo ser subjugado pela força opressora de um estado ilegítimo. Não conto mais com as FAs, porque sua cúpula se “vendeu”. Espero que um movimento de Coronéis, Majores, Capitães possam se inssurgir e interromper a ssa intentona comunista corrupta q se tomou o poder no Brasil, tipo, “ perdeu mané”.
E a legislação brasileira permite que juízes sejam militantes vasalos de partidos ou de outros juízes?
Missão dada, missão cumprida
Vou perguntar. Se vc tem 3 palitos e 1 de seus colegas tem 2 palitos, mas quantos palitos o terceiro colega tem se no total temos 7 palitos.
Benedito é o que gosta de levar tapinhas na do Lula,que vergonha.
Fato é que Bolsonaro representa uma enorme parcela da população brasileira. Se as eleições fossem hoje e agora que sabemos o modus operandi do regime Petralha e como roubaram as eleições , Bolsonaro seria eleito com uma avalanche de votos. Portanto daqui pra frente os petralhas farão de tudo para invalidar um retorno de Bolsonaro nas próximas eleições.